Estação Ferroviária: Retrato do abandono em Marcelino Ramos

 IMG_2796   O silêncio prevaleceu na tarde deste sábado (28) no Vale do Rio do Peixe e do Uruguai na divisa dos Estados de SC e RS.  O apito tradicional da Maria-Fumaça, anunciando com vigor a chegada de mais um grupo de turistas à Marcelino Ramos, se calou diante de problemas pontuais que precisam ser equacionados, pois caso contrário a velha locomotiva mudará seu destino, dando um duro golpe ao turismo local. Pelo segundo sábado consecutivo o passeio entre Piratuba e Marcelino não foi realizado, e segundo Ralf Ilg, diretor da Associação Brasileira de Preservação das Ferrovias (ABPF) a viagem até nossa cidade só será retomada após melhorias na Estação.

     As melhorias solicitadas dizem respeito a segurança para os turistas que desembarcam no local e na infraestrutura do prédio, principalmente com relação ao telhado que encontra-se em estado precário. O desabafo do engenheiro Ralf Ilg soaIMG_2805 como um grito de socorro que urge da própria Estação. A situação é considera complicada, pois mensalmente as viagens da Maria-Fumaça representavam cerca de 700 pessoas desembarcando e fazendo o passeio pelos principais pontos turísticos. Neste sábado a reportagem da Equipe do Portal esteve na Estação e constatou a situação (veja fotos abaixo)

 IMG_2824   O dilema é quem vai assumir a responsabilidade pela obra, já que o prédio não pertence ao município? Mesmo não sendo de responsabilidade direta e legal da administração, a Estação é um patrimônio histórico que precisa ser preservado, pois trata-se de mais um elemento que faz parte do contexto turístico local.  Alternativas a curto prazo precisam ser pensadas e colocadas em prática pelas lideranças municipais.

                                                               Contrapartida
maria fumaca e-mailApós veicular a reportagem sobre o cancelamento das viagens da Maria-Fumaça, o Portal de Marcelino recebeu um e-mail de um empresário de Marcelino, que pediu para ter sua identidade preservada, que sugeriu uma proposta interessante. Segundo ele a associação que comercializa produtos, e as pessoas que faturam com a venda de bilhetes para os passeios, poderiam criar um caixa para angariar recursos para melhorias na Estação. No entendimento do empresário, nada mais justo que estas pessoas colaborarem financeiramente para manter o local, pois estão faturando com a venda de produtos aos turistas.

    Outra alternativa, mais trabalhosa, seria transformar toda área, desde a ponte até a Estação, em patrimônio histórico. Este projeto poderia ser viabilizado em parceria com o Governo Federal que dispõe de recursos para esta finalidade. Há quem defenda também a construção de uma grande área temática de lazer no local resgatando principalmente a nostalgia da época dos ferroviários, agregando ainda mais qualidade ao ponto turístico, um dos nossos principais cartões postais.

piratuba
Estação em Piratuba

Talvez sejamos alvos de críticas pela reportagem, mas não podemos nos calar diante desta realidade. Gostaríamos de estar postando nossas belezas e potenciais turísticos, mas não podemos e não seremos coniventes com tal situação. Nossa esperança é que alguém se sensibilize com o fato e tome medidas cabíveis. Na foto ao lado a Estação Ferroviária de Piratuba.

Confira as fotos da Estação:

Gostou! Compartilhe nas Redes Sociais

4 Comentários

  1. Cesar

    São estas prefeituras meia boca que não ajudam a preservar nada. A ABPF deveria mais uma vez cancelar os passeios até que esta raça crie vergonha na cara.

    Responder

  2. Vera Lima

    Esta estação é uma vergonha para o município de Marcelino Ramos. Onde estão os políticos que só sabem pedir votos na época das eleições e prometerem o que sabem que não podem cumprir? lamentável isso.

    Responder

  3. Ana Lucia de Oliveira

    Concordo plenamente com o Sr. Edson, se o município de Marcelino Ramos se cala diante desta situação e nada faz, que os comerciantes que ocupam a estação ferroviária que tomem providências e façam alguma coisa por ela, pois afinal ganham muito dinheiro com os passeios que a Maria fumaça traz para nossa cidade. Esta estação ferroviária é uma vergonha para nosso município.

    Responder

  4. Edison

    Não seria o caso de iniciar um processo de tombamento junto ao IPHAN? existe alguma associação em Marcelino? encaminhar um projeto de revitalização e buscar recursos junto aos ministérios e outras organizações, e os comerciantes que lucram com a vinda de turistas.. o que estão fazendo? já que as autoridades municipais nada fazem… vamos nos apropriar do patrimônio que nosso por direito…

    Responder

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail nunca será publicado ou compartilhado e os campos obrigatórios estão marcados com um asterisco;*).