O Portal de Marcelino foi abordado neste domingo (02) por uma família de Erechim que veio a nossa cidade passar o dia e que nos questionou a respeito dos espaços destinados ao público no Santuário de Nossa Senhora da Salette. A família pretendia fazer um churrasco, utilizando as churrasqueiras que existem nos locais, mas foi surpreendida pelos portões fechados com cadeados. Nem mesmo o acesso aos campos de futebol estava liberado. “A gente sabe que a área é da Igreja, mas é um ponto turístico da cidade, durante o dia a gente não entende porque deixar fechado desse jeito” comentou o homem.
Os espaços no local estão cada vez mais restritos e o uso de cercas tem impedido o acesso de famílias que vem a nossa cidade para fazer um piquenique, tomar um mate ou algo do gênero. A área mais utilizada e disponível é nas imediações do altar campal. Registramos também, conforme fotos abaixo, que muitas pessoas tem feito fogo no chão para fazer churrasco o que representa um grande risco de incêndio. O Portal de Marcelino está a disposição da direção do Santuário para eventuais explicações.
Logo após a reportagem ter sido publicada o Santuário emitiu uma nota de esclarecimento a respeito da situação. Leia abaixo na íntegra a nota:
“Nota de Esclarecimento aos Leitores do Portal de Marcelino Ramos
Estimados Leitores,
Lamentamos profundamente o acontecido hoje. A não abertura do portão que dá acesso a Churrasqueira nesta manhã de domingo deu-se apenas por motivo de esquecimento. A utilização do espaço por quem deseja reunir-se com sua família nunca foi restringida ou proibida no Santuário. A questão poderia ter sido resolvida se o estimado visitante tivesse procurado a Equipe do Santuário e expressado o seu desejo de fazer uso das nossas dependências.
Como um espaço Religioso e ao mesmo tempo Turístico, temos a maior alergia em receber e atender bem os nossos visitantes. Afinal, a hospitalidade faz parte de nosso carisma como Religioso Saletino.
Quanto a questão do espaços em torno do Santuário serem fechados, se o fazemos, é por questão de segurança e de cuidado para com o bem privado como o estimado Redator salientou no exposto a cima.
Voltamos a afirmar, a Equipe que cuida e trabalha neste Santuário, encontra-se a disposição para bem atendê-los. O Santuário encontra-se aberto diariamente das 07:30h às 20:00h.
Pedimos desculpa ao estimado visitante e aos leitores deste Veículo de Comunicação, e rogamos a todos as bênçãos do Senhor!
Com estima,
Pe. Tiago Costa, MS –
Vice-Reitor do Santuário Nossa Senhora da Salette”