O Poder Judiciário de Marcelino Ramos está encerrando o ano com mais uma boa notícia. A Vara, que tem como titular o juiz Eduardo Marroni Gabriel, e é composta por 9 servidores, conquistou pelo segundo ano consecutivo o Prêmio de Melhor Unidade Jurisdicional do Rio Grande do Sul na categoria P. Uma conquista que demonstra o grau de envolvimento e comprometimento dos servidores na tramitação dos processos e que é motivo de orgulho para a comunidade marcelinense, afinal Marcelino Ramos possui a Vara mais produtiva do Estado.
Em entrevista ao Portal de Marcelino (ouça abaixo) nesta segunda-feira (16) o juiz Eduardo Marroni Gabriel informou que atualmente tramitam pelo Judiciário local cerca de 2 mil processos das mais diversas naturezas. Enquanto em outras comarcas do Estado, dentro da mesma categoria, os processos levam até 20 meses até a sentença, em Marcelino o tempo cai para apenas 9 meses, uma marca extraordinária em se tratando do Judiciário brasileiro. “Em comparação, no quesito de celeridade, nós estamos muito na frente em relação às demais varas do Estado” comemorou o Juiz que atua em Marcelino desde 2010 e já acumula dois títulos consecutivos de produtividade. O Juiz fez questão de ressaltar que o resultado é fruto de um trabalho conjunto em busca da Justiça. “O fato de um reconhecimento público, como a premiação que recebemos em Porto Alegre, trás uma satisfação para todos nós aqui no cartório. Tudo isso é fruto de um trabalho conjunto, de todos, somos todos componentes e buscamos com isso a justiça, e esse é nosso objetivo comum” frisou Dr.Eduardo.
O Prêmio, que consiste numa placa de reconhecimento, foi entregue na última sexta-feira (13) no auditório do Palácio da Justiça, em Porto Alegre. Ao todo, 38 unidades jurisdicionais foram premiadas, sendo 34 delas contempladas por terem alcançado os melhores índices de desempenho (critério composto por vazão, acervo em meses, tempo médio processual e produtividade) e quatro equipes que se destacaram pelo acréscimo percentual e nominal do índice de vazão em relação ao seu próprio resultado do ano de 2012. O período analisado foi entre 1°/11/12 e 31/10/13. O tamanho das unidades foi dividido em p, m, g, gg e ggg.
Ouça entrevista com o Juiz Eduardo Marroni Gabirel: