Agricultores de Marcelino Ramos continuam registrando prejuízos e sendo vítimas do descaso e da falta de investimentos por parte da Companhia de Energia do Rio Grande do Sul. Depois de Volta Grande, neste final de semana o Portal de Marcelino visitou as comunidades de linha São Paulo, Formenton e Santa Bárbara. Coincidência ou não, novamente nossa equipe de reportagem encontrou os agricultores sem energia elétrica e implorando por ajuda para resolver o problema que se tornou crônico.
A falta de luz neste final de semana foi provocada pela queda de pelo menos dois postes em linha São Paulo. São postes de madeira que estão deteriorados na base e que não estão mais conseguindo sustentar a rede. “Estes postes aqui na comunidade são de eucalipto e tem mais de 30 anos” explicou o agricultor Geraldo Cantélli. Ele reclama das quedas frequentes de energia e da falta de uma ação mais enérgica por parte da empresa para resolver o problema que tem afetado principalmente a produção de leite. Sem luz as ordenhadeiras não funcionam e fica até mesmo complicado armazenar o produto, que muitas vezes tem que ser jogado fora já que a indústria de processamento não recolhe quando a acidez está elevada.
Quem também contabiliza prejuízos com a falta de luz frequente é o agricultor Lindomar Cantéli, morador de linha Santa Bárbara. Produtor de aves ele sofre as consequências diretas e no bolso principalmente nesta época do ano onde a energia é vital para manter o aviário refrigerado. Com 40 mil aves prontas para carregar, depois de muitos dias e noites de trabalho, ele estava indignado, pois em questão de horas poderia perder os frangos, que corriam risco de morrer em razão do calor. Os prejuízos neste caso chegariam a R$ 10 mil. Os aviários são refrigerados com uso de ventiladores e exaustores.
Na linha Fomenton um poste caiu e atingiu o telhado da antiga escolinha que hoje é utilizada pelo Clube de Mães. Parte do telhado foi danificado. O transformador do poste foi encontrado ao lado da escola. Técnicos da empreiteira contratada pela RGE passaram o sábado (21) trabalhando para restabelecer a energia. Nos dois postes, encontrados caídos, nossa equipe de reportagem constatou que a base de ambos estava deteriorada.
Os agricultores da região de Santa Bárbara, cansados de reclamar com a RGE, realizaram um abaixo assinado e encaminharam ao Ministério Público pedindo providências. O Portal de Marcelino novamente entrará em contato com a empresa em Porto Alegre retratando a situação e cobrando providências em razão da série de episódios que está afetando diretamente nossos produtores.
GALERIA DE FOTOS
Lamentamos o descaso da RGE. Queremos ações de melhoria URGENTE!!!