O Deputado Federal, Henrique Fontana (PT-RS) esteve em Marcelino Ramos no último final de semana cumprindo agenda de compromissos políticos e sociais. Na sexta-feira (07) o parlamentar petista esteve reunido com as lideranças do partido e no sábado (08) participou do Encontro Municipal das Mulheres. Durante contato com o prefeito Juliano Zuanazzi, o parlamentar anunciou que vai inserir uma emenda no orçamento da União para 2015 no valor de R$ 250 mil. O dinheiro será destinado a obra de pavimentação na comunidade de Suzana. Trata-se de uma antiga reivindicação dos moradores que hoje enfrentam poeira e barro. O valor seria suficiente para pavimentar a rua principal da comunidade. O parlamentar assumiu compromisso de inserir o valor através de emenda e depois batalhar pela liberação no próximo ano.
Entenda como funcionam as Emendas Parlamentares
De acordo com a Constituição, a emenda parlamentar é o instrumento que o Congresso Nacional possui para participar da elaboração do orçamento anual. Por meio das emendas os parlamentares procuram aperfeiçoar a proposta encaminhada pelo Poder Executivo, visando uma melhor alocação dos recursos públicos. É a oportunidade que eles têm de acrescentarem novas programações orçamentárias com o objetivo de atender as demandas das comunidades que representam.
Apesar de estarem previstas na Legislação, as emendas parlamentares constituem um assunto polêmico entre os analistas. Há quem defenda que tais emendas representam uma ação política, paroquial e eleitoreira. Para outros, elas são a oportunidade que os pequenos municípios têm de receber benfeitorias da União, como hospitais, presídios, postos de saúde, quadras esportivas e outras obras do gênero.
Estou surpreso e indignado!!! Quando anunciei, em 2011, a intenção de Emenda do Deputado Jerônimo Goergen para o calçamento de Suzana, fui taxado de oportunista e demagogo, pois seria impossível destinar este tipo de emenda para esta comunidade que não é área urbana!!! Conversei com o prefeito sobre este tema e ele afirmou que não gostaria que fosse feita emenda para este fim, pois quando retirasse o calçamento da Rua José Bonifácio destinaria o material para a pavimentação desta comunidade.
Agora esta notícia deixa uma pergunta no ar: Quem é o oportunista e demagogo?