Um marcelinense foi promovido na última terça-feira (11) ao cargo de Sub-Procurador Geral da República em Brasília. Roberto Luíz Oppermann Thomé, filho do ex-promotor de Justiça que atuou em Marcelino, Lauro Nelson Fornári Thomé, foi nomeado por merecimento pelo Conselho Superior do Ministério Público Federal. Na manhã desta sexta-feira (14) o Portal de Marcelino entrou em contato com o marcelinense que atualmente reside em Porto Alegre, ocupando o cargo de Procurador da República na Procuradoria Geral da 4ª região, com sede na capital. Gentil e se colocando a disposição da nossa reportagem, Dr.Roberto Thomé relembrou a época em que morou em Marcelino e que frequentava o “colégio das freiras”(Cristo Rei). “Eu saía de casa, na barranca do rio e subia uma ladeira até a escola” lembrou. O Sub-Procurador da República nasceu em nossa cidade no início da década de 60 por onde viveu alguns anos de sua infância.
O pai, Lauro Thomé, era promotor na cidade, foi político e historiador, inclusive escrevendo um livro em 1962 cujo título é “Marcelino Ramos, Histórico”, o que ele considerou uma justa homenagem à terra que o acolheu. Ele também recebeu o título de cidadão honorário da Câmara de Vereadores pelos relevantes serviços prestados a comunidade. Lauro faleceu em 1987.
Dr.Roberto, que tem três filhos, sendo uma Procuradora do Estado que atua na comarca de Ijuí (RS), seguiu uma brilhante carreira profissional no judiciário, ocupando cargos e atuando em processos importantes no RS e em SC. Uma carreira que lhe rendeu a indicação para o cargo onde recebeu votação significativa para ocupar a vaga. Na Procuradoria em Porto Alegre ele estava atuando como Coordenador da Unidade Descentralizada da Corregedoria do Ministério Público Federal. Ele assumirá o novo desafio em Brasília possivelmente já a partir de abril. O marcelinense usou das palavras de um ex-presidente americano, citação usada no livro, para descrever o momento. “Gosto de ver os homens orgulhar-se do lugar onde vivem. Gosto de ver um homem viver de modo que seu lugar sente orgulho dele” (Abrahan Lincoln).
Carreira até Sub-Procuradoria Geral
Os integrantes do MP iniciam a carreira no cargo de procurador da República após participarem do concurso público específico para o ramo. Quando promovidos, passam para o cargo de procurador regional da República e, por último, de subprocurador-geral da República, como aconteceu com o Dr.Roberto Thomé. Os Subprocuradores-Gerais da República são designados para atuarjunto ao Supremo Tribunal Federal, ao Superior Tribunal de Justiça, ao Tribunal Superior Eleitoral e nas Câmaras de Coordenação e Revisão. No Supremo Tribunal Federal e no Tribunal Superior Eleitoral, os Subprocuradores-Gerais da República atuam por delegação do Procurador-Geral da República.
a anos estou a procura do livro escrito pelo Dr. Lauro sobre MRamos, mem nos sebos de POA encontrei.
quem tiver e quiser vender entra em contato comigo.
Tonho (ancarflo@hotmail.com)