O fim de semana em Alto Bela Vista foi de muita animação, dança, confraternização familiar e de amigos, além de comidas típicas e chopp. A 87ª edição do Kerb – festa típica germânica – reuniu milhares de pessoas. A programação teve início no sábado com a realização de um culto seguido de retreta musical até o Centro Comunitário, local em que foi realizado o baile com animação das bandas Os Montanari e Corpo e Alma. Segundo dados da comissão organizadora, mais de mil pessoas prestigiaram o evento. A sequência de festa teve continuidade no domingo. Ao meio-dia o almoço em família reuniu os moradores de Alto Bela Vista que também receberam os filhos da terra e amigos de outras cidades. À tarde houve o desfile – a pé e com carros decorados – pelas ruas com saída defronte à escola de educação básica Teixeira de Freitas, além de apresentação de danças e bandas dos municípios de Alto Bela Vista, Peritiba e Ipira. Ao longo do percurso muitos espectadores recepcionavam com calorosos aplausos. A concentração foi em frente à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. Para fechar o dia um matinê com a banda Kathedral.
As soberanas da festa Infantil Rainha: Eduarda Anita Tessmann, 9 anos 1ª Princesa: Letícia Breuning Kuster, 8 anos 2ª Princesa: Stefani de Andrade, 7 anos 3ª Princesa: Monica Neumann, 8 anos Adulto Rainha: Elisangela Beatriz Kirst, 18 anos (Igreja Católica Cristo Redentor) 1ª Princesa: Marielen Finger, 17 anos (Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB) 2ª Princesa: Keila Müller, 15 anos (Igreja Luterana São João) 3ª Princesa: Andressa Lauxen, 16 anos (Conselho Comunitário) Terceira Idade Rei e Rainha Frida: Casal Erno e Hardi Jung.
Segundo a prefeita de Alto Bela Vista, Cátia Tessmann, a programação do Kerb foi muito boa. Ela explica que na quinta-feira houve desfile com alunos das escolas municipais, na sexta da escola estadual, no sábado a retreta musical e a concentração no centro comunitário onde houve o baile, no domingo o desfile e matinê, com sequência na segunda e terminando na terça-feira. “As pessoas não devem deixar morrer a tradição dos nossos antepassados. Devemos valorizar e resgatar para cultivar a nossa história e a nossa tradição”, destacou. A programação teve sequência na segunda-feira com o Kerb entre Famílias e encerrou nesta terça com o Kerb do Idoso que também reuniu participantes de vários municípios da região. O Kerb de Alto Bela Vista Segundo registro histórico a confraternização surgiu com os imigrantes alemães e descendentes. O Kerb era realizado com base na data da inauguração da igreja local. A comemoração iniciava no domingo e encerrava na terça-feira, durante três dias. As famílias enfeitavam as casas e usavam roupas características. Nesses dias ocorriam bailes e visitas às casas. Com muita hospitalidade, a comunidade e familiares eram recebidos com fartura de alimentos e bebidas.
Em Alto Bela Vista o Kerb é comemorado em homenagem ao aniversário de fundação da igreja evangélica. Inicialmente era só a comunidade evangélica que comemorava o Kerb, mas com o passar dos anos a festa passou a ser comemorada pelas igrejas evangélica, católica, luterana e também o conselho comunitário. O Keb em Alto Bela Vista acontece sempre no último fim de semana do mês de abril. As festividades começam com a escolha da rainha e princesas, também da rainha Frida Mirim. E no último sábado, após o culto nas três igrejas a banda leva a comunidade até o salão de festa onde acontece o baile. No domingo é realizado o almoço em família, desfile de rua e danças típicas seguidas de muita animação.
Fonte: JC Comunidade/Michel Teixeira.