
O parecer técnico assinado pelo engenheiro sanitarista Ricardo Arcari, da empresa Socioambiental de Florianópolis, foi feito a partir de uma vistoria realizada no lago, logo após a notícia ter sido veiculada pelo Portal de Marcelino. Os técnicos, que vieram a nossa cidade, constataram que as manchas são formadas por círculos que chegam a um diâmetro de até 5 metros. No laudo eles apontam como causa provável a suspensão de material depositado no fundo do reservatório (sedimento) que estaria vindo a superfície arrastado por bolhas de gases oriundas da decomposição. O laudo atesta para necessidade de se investigar melhor a origem do material sedimentado, que a princípio estaria chegando até o lago através do Rio do Peixe, em decorrência das fortes precipitações registradas em abril, quando choveu mais de 160mm na região.
As medições de oxigênio dissolvido, pH, condutividade elétrica e temperatura se apresentavam normais, tanto na superfície como em uma profundidade de 10 metros, no dia em que foi realizada a vistoria.

Parabéns ao Portal de Marcelino preocupado, sempre, um dar uma explicação técnica aos que o acessam. Assim, sem especulações, temos a informação que precisamos. Jornalismo se faz assim. Com seriedade, como o Portal. Novamente, parabéns!
Neri Biavatti
Panambi-RS
ATE QUE FIM DESCOBRIRAM O QUE ERA!!!!