Atrás do bouquet de rosas vermelhas, que simbolizam a paixão, um casal que superou inúmeros desafios e dificuldades impostas pela vida e que ao longo de meio século continuam dividindo o mesmo teto e guardando as escovas de dente no mesmo armário. Juntar as escovas de dente, um jargão popular usado por muitos casais que se prepararam para o casamento, é uma tarefa relativamente simples aos olhos de muitas pessoas. Agora, manter as escovas por 50 anos ou mais no mesmo local, é um desafio superado por poucos, ainda mais nos dias de hoje onde os divórcios se tornaram algo comum e os casamentos estão em processo de extinção.
O casal de Marcelino Ramos Albino Roll, 74 anos e Ilse Lohmann Roll, 69 anos, estão levando a risca a tradicional frase usada nas cerimônias de casamento: “Os declaro marido e mulher até que a morte os separe”. Na última sexta-feira (25), em companhia dos filhos e netos, o servidor público aposentado foi para a churrasqueira com mais uma missão, mas desta vez por um motivo muito especial. Celebrar os 50 anos de casamento. Cada pedaço de madeira colocado na churrasqueira para alimentar o fogo se transformava em lição para os mais jovens que estavam naquele ambiente frio, mas aquecido pela experiência de vida de um casal com muitas histórias.
Como o fogo, o casamento também precisa ser alimentado e foi desta forma que eles conseguiram chegar aos 50 anos de união em companhia dos filhos. Olhos atentos ao churrasco, e a cada pouco relatando histórias, Albino e Ilse não escondiam nos olhos o orgulho de ter constituído uma família com muito trabalho e dignidade, que por sinal falta para muitas pessoas. No rosto do casal marcas do tempo, do trabalho, de alegrias e até mesmo de algumas poucas decepções que estão sendo superadas por muito amor e união.
Albino e Ilse casaram no dia 25 de julho de 1964 no distrito de Volta Grande, em Concórdia Santa Catarina. Foi com muita chuva que São Pedro recepcionou os convidados e abençoou o casamento. A água, como numa lavoura, tornou o terreno fértil para gerar bons frutos de onde germinaram os cinco filhos: Gláucio (In Memória), Cláudia, Luciane, André e Christian.
Muitas pessoas se perguntam: Como conseguir ficar casado 50 anos? Qual o segredo para manter um casamento por tanto tempo? Ninguém ensina isso nas escolas para os jovens que estão perdendo os valores e que precisam ser alimentos, como no caso do fogo que serviu para assar o churrasco. O segredo do casamento não é a harmonia eterna. Depois dos inevitáveis arranca-rabos, a solução é ponderar, se acalmar e partir de novo para outro casamento com a mesma mulher. O segredo no fundo, é renovar o casamento, e não procurar um casamento novo.
Parabéns seu Albino e dona Ilse. O churrasco de ovelha preparado com muito amor e carinho, e esperado com muita expectativa ao longo da semana, estava simplesmente maravilhoso, o que para os familiares não foi surpresa, pois todos conhecem seus dotes culinários. Mas o motivo maior de alegria é poder compartilhar estes momentos especiais na companhia de vocês, ouvindo histórias e muitos conselhos. Vida longa ao casamento e ao casal. (Marcelo Santos)
Uma belissima homenagem!!! Tio Albino e tia Ilse foram e sempre serão meus herois. Em dois momentos de minha vida, tive a oportunidade e a felicidade de ser “adotada” por eles. O convivio trouxe ensinamentos e muita alegria…trouxe acalanto! Parabens a esse casal incrível que amo demais, vida longa é meu desejo de coração!!!
Parabéns ao senhora Albino Roll e esposa, dona Ilse pelas bodas de ouro.
Gostaria de receber seu endereço postal para enviar-lhe correspondência. Se alguém de sua família tiver e-mail (correio eletrônico), por favor, enviem-me os e-mails para que possamos contatar com vocês, a fim de que possamos ajudar-lhes e/ou sugerir-lhes atividades para o Encontro da Família Lohmann em janeiro de 2018, aí em Marcelino Ramos. Vamos organizar um belíssimo encontro, incluindo a assembleia e atividades culturais.
Um abraço de
Herbert Carlos Lohmann – Lajeado – RS