Do ferro à madeira. O homem que herdou a profissão do pai, um famoso ferreiro de Marcelino Ramos, mudou o rumo profissional e hoje é referência regional na indústria e comércio de madeira. Na tarde desta quarta-feira (13) o Portal de Marcelino se deslocou até o Distrito de Pinhalzinho para conhecer Pedro Zanferrari, um empresário bem sucedido que faz parte da história e que contribui há mais de meio século para o desenvolvimento do município através da geração de empregos e renda.
Aos 83 anos o empresário, que carrega um forte sotaque italiano, mantém uma indústria de madeira que foi fundada em 1956. Passos lentos, olhares atentos e com um repertório com muitas histórias, Pedro Zanferari conduziu nossa reportagem pelos bastidores da indústria Incomaza. Em cada departamento uma verdadeira aula sobre madeira ministrada por um homem que revelou ter muito conhecimento e amor pela profissão que ainda sobrevive apesar do surgimento das novas tecnologias, como as aberturas em alumínios, forros e divisórias de PVC. Importando madeira do norte do país, a Incomaza produz verdadeiras obras de artes em se tratando de móveis que são muito procurados por clientes de praticamente toda região.
Nos fundos de um galpão, em frente a indústria, o empresários mostrou ao Portal de Marcelino fatias de plátano que segundo ele tem mais de 500 anos e que serão usadas para a fabricação artesanal de mesas. O plátano rendeu 13 fatias, sendo que pelo menos quatro mesas já foram produzidas e comercializadas. Em outro ambiente, mais aos fundos da empresa, uma caixa de lenha produzida com detalhes de madeira na parte frontal e que dão um acabamento especial e diferente. “Isso foi o pessoal aqui que inventou, até parece que a lenha está empilhada” explicou o empresário. A Incomza também fabrica botes, abertura de portas, portas, marcos, mesa elástica e muitos outros produtos que valem a pena conferir.
Pedro Zanferrari é mais um personagem da história de Marcelino Ramos. Um empresário que se mantém no mercado há mais de 50 anos superando as adversidades e com ânimo para atender a demanda do mercado regional.
Clique aqui e conheça mais sobre a empresa: