Um adolescente de apenas 18 anos, morador de Alto Bela Vista (SC), município localizado há cerca de 20km de Concórdia, tem despertado a atenção por anda passa em companhia do seu inseparável acordeon. O jeito tímido característico do jovem acordeonista logo dá lugar para um verdadeiro artista nato quando a gaita começa roncar. Neste final de semana o Portal de Marcelino teve o privilégio de conhecer mais um talento da música regionalista.
Trata-se do jovem Adriano Lohmann que aos 12 anos de idade teve seu primeiro contato com a gaita influenciado pelo pai Élio Lohmann. Com extrema facilidade para lidar com o teclado, e os inúmeros botões que dão vida as músicas, Adriano desliza os dedos de um lado para outro com uma intimidade que impressiona. “Eu acho que esse negócio está no sangue” resume o gaiteiro para ilustrar seu amor pelo acordeon.
Em rodas de amigos, em festas ou em casa o jovem vai conquistando fãs e admiradores por onde passa. Nos finais de semana o som do acordeon ecoa pelo pequeno município de Alto Bela Vista contagiando todos com muita alegria e com música de qualidade. Adriano relatou ao Portal de Marcelino que no início, com 12 anos, ensaiava quase todos os dias e ainda fazia aulas em Concórdia. Pouco tempo depois de iniciar as aulas desenvolveu suas habilidades. “No começo parecia difícil, agora parece que os dedos vão sozinho” disse ele. Tocando por lazer ele faz da gaita sua companheira em um hobby, mas pensa no futuro em lançar um CD.
Um jovem talentoso que serve de exemplo para mostrar que no interior do Brasil, num pequeno município com cerca de 5 mil habitantes, existe um grande talento. Talvez com a propagação desta notícia pela rede mundial de computadores o vídeo que ilustra esta reportagem possa chegar até uma gravadora ou empresário do meio artístico que possa proporcionar uma oportunidade ao jovem talentoso no disputado e seletivo mundo da música.
Confira no vídeo uma breve apresentação