Neste final de semana reascendeu na comunidade de Marcelino Ramos o debate em torno da transferência da Capela Mortuária para um local mais próximo do Cemitério Municipal. Atualmente os velórios são realizados na casa onde funcionava a antiga CRT num imóvel com ambiente adequado, mas com localização na área central da cidade na Praça Padre Basso. Muitas vezes os velórios acabam coincidindo com eventos públicos, agendados com grande antecedência, causando uma situação de desconforto para ambas as partes. O velório de sábado, por exemplo, foi transferido para a Igreja da IECLB já que na praça estava acontecendo a tradicional festa do KERB.
Após receber e-mails de internautas sugerindo um novo local para a Capela Mortuária, o Portal de Marcelino realizou uma consulta popular através das redes sociais. A ideia inicial seria levar a Capela para o prédio onde funciona a delegacia através de uma espécie de permuta com o Governo do Estado ou algo do gênero. Outro benefício, com a delegacia mais próxima do centro, seria uma melhor localização facilitando o acesso para o público. Cerca de 120 pessoas, até a manhã desta segunda-feira (17), aprovaram a ideia e se manifestaram a favor de um novo local. Apenas uma pessoa se posicionou contra.
Também foi sugerida a construção de uma capela nova em anexo ao Cemitério, caso a permuta seja inviável. O vereador Serginho Beal, informou que já teve aprovado na Câmara um requerimento solicitando providências neste sentido.
O debate foi lançado, a população se manifestou favorável, agora compete aos poderes constituídos do município, caso julguem necessário, analisar a viabilidade e adotar as medidas cabíveis, atendendo desta forma o anseio da população. O fato é que a Capela Mortuária, no local que hoje se encontra, causa transtornos e constrangimentos em determinadas situações.
Seria a solução é um local tranquilo , mas é preciso adequações , como pelo menos dois banheiros com chuveiros, dois quartos ,cozinha espaçosa e uma sala de estar e um espaço para os religiosos se organizar , e duas salas para velar , pois já ouve dois velórios ao mesmo tempo … ???? essa é minha opinião.
Logo (acredito q em dois anos) o Fórum de M. Ramos será translocado para o novo prédio, em construção. Sobrará no centro um espaço q já é do estado, antiga Caixa Estadual. Ali poderia ser a Delegacia de Policia. No prédio da DP, em frente ao cemitério seria ideal, com algumas pequenas reformas, inclusive com estacionamento, banheiros, salas, cozinha e ótimo espaço.