“Será que vem chuva?” Quando surge o questionamento nas ruas das cidades e nos pontos de bate papo entre os amigos, os olhares logo se voltam para o horizonte na região do cemitério. Há muitos anos o “chovedor” de Marcelino Ramos é conhecido por “buraco do Lovando”. Se o “buraco do Lovando” estiver com nuvens carregadas os moradores já se prepararam para a chuva. “E não falha, ficou preto lá, pode se preparar com o guarda-chuva” destacou um marcelinense. A referência meteorológica, muito respeitada pelos moradores locais, vem de anos e passa de geração em geração.
Mas quem foi o Lovando? Há poucos dias o Portal de Marcelino veiculou uma reportagem dando conta do aniversário de 95 anos de Elovando Radel. Coincidência jornalística descobrimos logo em seguida que ele é o ilustre personagem da nossa história e que faz parte desta cultura popular. O marcelinense Elovando Radel, um dos primeiros vereadores do município de Marcelino Ramos e fundador do Esporte Clube Cruzeiro, mora atualmente em Nova Prata (RS). Ele nasceu no dia 08 de dezembro de 1919, um dos 9 filhos de João e Augusta Radel. Pai de 4 filhos, 11 netos, 18 bisnetos e 1 tataraneto.
Na época em que morava em Marcelino era uma pessoa muito conhecida e por morar nas imediações do Cruzeiro, da antiga Serraria, se tornou uma referência geográfica e meteorológica.
Lembro muito bem desta Historia, pois morava na Linha ESperança. E meus pais Fransciso e Julita sempre falavam no Buraco do Lovando. Ja tenho 41anos e agora moro em Marau RS..Saudade do Clube Cruzeiro meu irmão jogava futebol la.
Sr, Elovando era nosso vizinho. Lembro bem que ele ajudou a instalar a rede elétrica para as casas de meu avô Helmuth Vitalis, meu tio Lauro João Vitalis e meu pai Emilio Vitalis. Isto foi uma festa só lá em casa quando foi ligada a primeira lâmpada elétrica. Tempos longínquos da minha infância, mas tão nítidos ainda na memória da gente.