Uma nova foto que está sendo compartilhada pelas redes sociais, publicada por Nilson Rodrigues, tem um significado histórico muito importante para Marcelino Ramos, pois mostra o início da obra de construção da ponte Ferroviária. A imagem centenária, provavelmente feita entre os anos de 1910 e 1915, mostra sete homens trabalhando. Pela topografia das montanhas a impressão que se tem é que o fotografo estava de costas para Marcelino com o equipamento direcionado para o lado de Santa Catarina. Muitas pedras foram usadas na base, desviando as águas, para facilitar o trabalho.
Outro detalhe que chama atenção é a presença de escafandristas. Ou seja, para construção foi utilizado o escafrando que é uma armadura de borracha e latão usada na época por mergulhadores para trabalhos no fundo da água. Essa estrutura comunicava-se com a superfície através de um duto, assegurando desta forma a livre respiração.
Confira abaixo outras fotos. O acervo pertence à família Zilli Merkle, do Paraná, e integra coleção saudoso engenheiro austríaco Paul Roch que trabalhou na construção da ferrovia.
A imponência de uma obra sendo iniciada! Imaginem o trabalho há 100 anos!
Mas a obra está aí, imponente, grandiosa e que dá orgulho aos marcelinenses de hoje e àqueles que moraram na cidade ao longo dos anos.