A semana da Páscoa, promovida pelo Instituto de Educação Estadual Marcelino Ramos (IEEMAR), foi marcada por inovações e surpreendeu os alunos através das várias atividades que foram promovidas. A programação teve início na terça-feira com cantos alusivos à Pàscoa com o professor Ademir Rovani e as alunas do curso Normal. A cada música as crianças se envolviam e cantavam junto formando um grande coral de vozes movido por entusiasmo e alegria.
Já na quarta-feira foram as apresentações realizadas pelos próprios alunos do turno da tarde e as normalistas. Paródias, peças teatrais e um desfile de diferentes tipos de coelho reforçou que o espírito da data não se resume apenas em troca de doces e sim vai além com um significado muito importante para a humanidade. “O desfile, com diferentes tipos de coelho, serviu para mostrar que mesmo com as diferenças somos todos iguais perante a Deus” destacou a professora Claudia Roll dos Santos, vice-diretora do turno.
Na quinta-feira, último dia de aula antes do feriado, a expectativa tomou conta dos alunos, pois era dia de caça ao ninho. E desta vez, o evento tradicional surpreendeu os alunos com a forma inovadora como foi realizado. A professora Cleonice Valmórbida Closs, que auxiliou na tarefa, dividiu os alunos em três equipes. Os alunos receberam pistas que teriam que decifrar para localizar os mais de 100 ninhos espalhados entre a quadra até o galpão da escola. Antes de iniciar a atividades as professora reuniram os alunos e explicaram que eles teriam que trabalhar em equipe para alcançar êxito na missão de localizar os cobiçados ninhos. Com o espírito de união prevalecendo foi uma verdadeira festa de entusiasmo, alegria e emoção cada descoberta. Correria para todos os lados e muitos gritos de euforia. O que eles não sabiam, que foi surpreendente, é que a última pista levava eles de volta a sala de aula, onde os ninhos estavam.
O evento do IEEMAR serve de exemplo para as escolas da região, pois deu significado a cada atividade realizada. Não basta apenas dar os doces para as crianças. É preciso despertar no íntimo de cada uma delas o verdadeiro significado da Páscoa.