
Natural de Marcelino Ramos, Antônio Augusto começou no rádio em sua cidade natal. Ele era irmão de Gemil dos Santos. Desembarcou em Porto Alegre na década de 1950 para tentar a carreira de médico, mas permaneceu na área da comunicação. Em 1960, ingressou na Rádio Difusora (atual Bandeirantes). No ano seguinte, criava o Plantão Esportivo, o primeiro do Brasil. Trabalhou três anos na Rádio Farroupilha antes de chegar à Rádio Guaíba, emissora onde permaneceu no ar por 20 anos.
Neste período, teve uma passagem pela Rádio Gaúcha na década de 1980. Ele retornou à Guaíba, onde se tornou o primeiro Plantão Esportivo a participar “in loco” de uma Copa do Mundo: México, em 1986. Em 1999, Totonho ingressou na Rede Pampa, onde permaneceu até 2013. Durante as noites, comandou o programa “Plantão das Multidões”, nome alusivo ao apelido que recebeu dos seus ouvintes.
Em 2007, declarou publicamente sua torcida pelo Grêmio. Em 2008, em parceria com o clube, abriu espaço do seu programa na emissora para levar ao ar, de forma pioneira, o som da Grêmio Rádio nas ondas do FM e da AM. O velório ocorrerá neste domingo, às 14h, na Capela B do Cemitério Evangélico de Porto Alegre (Rua Guilherme Schell, 467). O sepultamento está previsto para segunda-feira.
Fonte: Zero Hora
