Até o próximo domingo, dia 31, Maximiliano de Almeida se transforma num grande palco cultural e artístico. O município está sediando o 10º Festival Interestadual de Teatro reunindo mais de 20 grupos durante cinco dias de apresentação. A solenidade de abertura aconteceu na noite desta quarta-feira (27) na Casa da Cultura Avelino Benin. Depois dos discursos das autoridades e promotores do evento, foi apresentado a peça “Dom Casmuro” pelo Grupo Teatral Galpão das Artes de Osório (RS). O espetáculo foi prestigiado por um bom público, inclusive contando com a presença de alunos do IEEMAR de Marcelino Ramos e de escolas de Paim Filho e Machadinho.
O Festival é organizado pela prefeitura municipal, Instituto Estadual de Artes Cênicas, Consórcio Machadinho e Grupo Teatral Selenita. Há mais de 10 anos Maximiliano de Almeida realiza este evento, já se tornando referência em teatro. “Este festival é muito importante, pois conta com as melhores peças do RS, SC e PR. Este ano foram 29 grupos inscritos, mas somente 20 foram selecionados” explicou José Finger, popular Chimia que é coordenador do Festival e diretor do Grupo Selenita.
Para Derlei Vescovi, secretária de educação, o evento serve como troca de cultura de todas as regiões do país, pois o teatro é uma forma de aprendizagem, transformando e incentivando novos talentos e a melhora da auto-estima do ser humano.
A equipe de reportagem do Portal de Marcelino acompanhou a primeira noite do Festival. Confira as fotos do repórter-fotográfico Alexsandro Bortolossi.