São Pedro foi o pole e largou na frente no 1º Enduro das Águas realizado neste final de semana em Marcelino Ramos. O domingo (14) amanheceu chuvoso e o nome do Enduro foi levado ao Pé da Letra. Mesmo com as condições climáticas adversas, a programação do evento foi mantida quase em sua totalidade com alguns ajustes de última hora, visando garantir segurança aos competidores. Com água e lama para todos os lados alguns trechos da prova acabaram sendo suspensos. Um deles na travessia do Rio Quinto e também do Teixeira Soares. Com o grande volume de precipitação as águas subiram os riachos acabaram transbordando em vários pontos. Antes da largada um susto. O abre trilha Flávio, da equipe de Erechim, que tentava fazer a travessia do Rio Quinto acabou surpreendido e foi arrastado por mais de 50 metros com sua moto. Ele ficou preso num Sarandi e teve que ser resgatado pela equipe de apoio. Em razão do incidente a direção da prova optou em suspender a travessia.
A largada, em baixo de muita água, aconteceu por volta das 09hs no parque Quinto Rancho que se transformou num cenário para receber os amantes deste tipo de prova. Os pilotos, divididos em categorias, foram largando de um a um com intervalos entre vinte e trinta segundos entre eles. Com GPS e mapa em mãos eles foram superando os obstáculos em quase 100 quilômetros de trilhas numa prova de regularidade onde o que menos importava era a velocidade. O objetivo era passar pelos 60 pontos dentro do tempo previsto na prova e se possível sem atrasados ou adiatamentos, sob pena se serem penalizados com perdas de pontos.
Os mais de 80 trilheiros cruzaram as comunidades do interior de Marcelino com suas motos potentes e muita habilidade acompanhada com nervos de aço para enfrentar a lama. Entre os cartões postais, as equipes passaram pelo Santuário, escadarias da estação ferroviária, ponto rodoferroviária e o balneário. Depois de mais quatro horas e meia de trilha eles retornaram ao Parque Quinto Rancho por volta das 14hs. Cobertos por lama e por adrenalina no rosto a fisionomia de prazer por concluir a prova, onde o resultado para muitos, pouco importava.
Resultado da prova:
Master – Michel Cechet – Erechim-RS
Sênior – Junior Capeletto – Erechim-RS
Over 40 – Tito Zanin – Maravilha-SC
Over 50 – Gilberto Balbinot – Barão de Cotegipe-RS
Junior – Ivan Rodhe – Erechim-RS
OPEN – Clair Ribeiro-Pinheiro Preto-SC
Novatos – Pablo Zanchet – Erechim-RS
Outro ponto do 1º Enduro Terra das Águas de Marcelino Ramos foi o Neutro principal, no Posto MAPIK , no centro da cidade, com 55km de prova andada , onde os pilotos fazem seus ajustes em possíveis problemas em suas motos, abastecem para fazer o restantes 45km, o Neutro teve 30 minutos de duração para todas as 7 categorias.Chegaram todos muito embarrados e encharcados pela intensa chuva que caiu durante as 2;30hs de prova. muitos com as planilhas danificadas e tiveram que improvisar com fitas adesivas, a maioria muito exaustos pelo esforço nas trilhas escorregadias e com muitas pedras. Todos elogiando o apoio do Posto Mapik que dispomibilzou , sanduiches, lanches , frutas e café para os pilotos se aquecerem, após as motos reabastecidas largaram para mais 45km de prova.
A premiação com troféus também aconteceu no Parque Quinto Rancho. O Portal de Marcelino acompanhou a prova do início ao fim e registrou em imagens maravilhosas o 1º Enduro das Águas. UM DVD com centenas de fotos do evento está sendo comercializado pelo valor de R$ 48,00. Interessados devem encaminhar e-mail para marcelosantos@portaldemarcelino.com.br
Remetemos o DVD com as fotos pelos correios para todo Brasil.
VÍDEO-REPORTAGEM
Bom dia
Gostaria de lhe parabenizar pela excelente matéria , confesso a vc que esta é uma das melhores que ja vi no meus esporte, fotos em angulo muito bom e as informações de ótimo intendimento aos que praticam e conhecem nosso esporte.
Att: Tailor Maffini
Obrigado Tailor pelo retorno a respeito da matéria. Procuro nos textos usar termos de fácil compreensão, pois além dos profissionais, leigos também precisam entender o que estamos tentando dizer. Abraços.
Parabéns pela excelente cobertura ao nosso Evento, sem palavras para expressar nosso agradecimento à vc pelas fotos , vídeo e matéria escrita
Obrigado pelas palavras Moacir. Esperto ter a oportunidade de fazer a cobertura de novos eventos de Enduro. Esse serviu de experiência. Agradeço também ao apoio de vcs. Abraços
Parabens pela matéria !!!
Realmente um ótimo trabalho de jornalismo, digno de revistas especializadas !