Um transporte inusitado chamou a atenção de moradores na manhã deste domingo, dia 05 na comunidade de Zonalta, no interior de Piratuba, SC. A ação curiosa que mobilizou várias pessoas, foi para transportar uma residência até uma comunidade vizinha. Da casa de madeira foram retirados apenas os móveis. Nem mesmo o telhado de amianto foi removido para a transferir a residência para uma outra comunidade há alguns quilômetros do endereço antigo.
Embora incomum a prática é utilizada com eficiência em regiões planas do Paraná. Na cidade gaúcha de Erechim, uma ação semelhante obrigou a Brigada Militar a fechar a AV. Sete de Setembro na década de 90.
Na Serra Gaúcha a cidade de Canela é famosa não só pelo turismo. É que naquela cidade os moradores costumam usar macacos hidráulicos para suspender casas de madeira para construir um novo andar no subsolo.
Mas pra quem acha tudo isso um absurdo é porque ainda não conhece a história de uma dupla de empresários caxienses. Os irmãos de infância pobre teriam crescido no interior de Caxias do Sul. Depois de vencerem na vida construíram um prédio na região central da cidade e para relembrarem as origens, içaram a velha casa de madeira onde foram criados e a posicionaram no topo do arranha-céu. O local é tido como ponto turístico naquela cidade.
Já no caso da residência transportada em Zonalta, o imóvel que inusitadamente seguiu estrada, pertence a uma família tradicional no município cujo sobrenome é Aguiar. Entretanto não é assim que os familiares são chamados, já que há várias gerações são conhecidos como “Os Periquitos”. A denominação teria sido dado ao avô do dono da casa, mas se propagou pelas gerações seguintes.
Fotos:Rádio Barriga Verde