A história dos trens na região de Marcelino Ramos (RS) vai ruindo com o passar dos anos. Neste final de semana a equipe do Portal de Marcelino registrou em fotos o que sobrou do chamado “Pernoite” no distrito de Uruguai, interior do município de Piratuba (SC). O local servia como uma espécie de hotel para maquinistas e ferroviários que cruzavam de norte a sul com suas gigantes composições. O “Pernoite” em Uruguai, construído em 1910, era parada obrigatória para descanso e troca de turnos. O imóvel está abandonado e sendo engolido pelo mato, pela ação do tempo e pelo descaso das autoridades. As fotos mostram que o telhado desabou e no interior da edificação muito pouco sobrou para contar a história. O Ministério Público Federal (MPF) há cerca de dois anos fez um levantamento da situação e no relatório chegou mencionar a necessidade de reparar o telhado. Mesmo com o apontamento, nada foi feito.
De acordo com informações repassadas por moradores mais antigos do distrito de Uruguai, além do Pernoite nas imediações do local existia uma oficina de locomotivas e uma importante estação. “Na época, no auge dos trens, tinha mais de mil famílias que moravam aqui e alí naquele terreno era uma oficina de trens, que era bonito de se ver” comenta um morador, entusiasmado ao relembrar a história. No pátio da estação chegaram a trabalhar 90 pessoas nos anos 1940 e 1950, auge do movimento. No distrito de Uruguai se trocavam os cargueiros e cargas das composições da RVPSC e da VFRGS.
O que diz a Rumo ALL
A Assessoria de Comunicação da Rumo ALL divulgou uma nota a respeito do Pernoite. A nota oficial fiz que o imóvel localizado no distrito de Uruguai, município de Piratuba (SC), pertence à União. Foi desvinculado em 1997 dos bens de concessão da empresa.
É uma pena que no país não se preserve a história… essa parte da história aos poucos está se apagando junto com os poucos que a mantém na memória….
Me sinto privilegiado em ter conhecido o pernoite, oficina, estação ferroviária e ouvido o barulho do trem; viajado no “direto” e no “misto” (Piratuba a Caçador) – saudades daquele tempo !
Nasci no distrito de Uruguai em janeiro de 1944, voltei visitar e fiquei triste . Gostaria de obter foto do distrito na década de 1950.