Da série “Do Fundo do Baú” o Portal de Marcelino mergulha com os internautas no antigo Balneário de Marcelino Ramos. Uma viagem ao passado proporcionada pelas imagens que fazem um resgate histórico do antigo complexo das águas termais. As fotos publicadas na internet, cuja autoria não é identificada, mostram as primeiras edificações ainda nas margens do rio. O prédio maior era onde funcionava o Restaurante da família Marsaro. Mais a esquerda o pavilhão com mesas onde os turistas faziam suas refeições. Ao fundo a casa de máquinas e os primeiros chuveirinhos. Na época em que a foto foi tirada não existiam ainda as piscinas.
Na outra foto que ilustra esta matéria a área de camping que ficava a esquerda de quem chegava ao balneário. No fundo é possível identificar a antiga olaria da família Plino Seibert. Até mesmo a viatura da Brigada Militar (VW/Fusca) foi eternizada pelo clique do fotógrafo.
O antigo balneário ficou submerso com a formação do lago da Usina de Itá. Toda estrutura foi transferida para o lado de cima da rua.
O leitor do Portal de Marcelino, Neri Biavatti, que mora em Panambi, encaminhou uma foto Balneário de 1970. Junto com a foto ele explicou “Os chuveiros externos, os únicos que havia, estavam instalados sobre uma quadra cimentada. A água quente jorrava de canos de ferro furados propositadamente, já que os chuveirinhos de plástico que foram colocados, não aguentavam a força da água. A propósito, observe-se o jato de água que servia de “expurgo” para aliviar a pressão existente. As primeiras construções também eram muito simples, como se pode notar. Os automóveis também atestam a data – 1970.” destacou Neri Biavatti.
Tem fotos desta época? Encaminhe para nossa redação e ajude resgatar parte da história de Marcelino Ramos. Nosso e-mail: marcelosantos@portaldemarcelino.com.br
ajudei na construção tempo do seminário, pe. david gemeli prefeito, saudades
Que maravilha essas lembranças morei aí nessa época tenho algumas fotos de Marcelino enviarei abraços
Morei em Marcelino Ramos, nos anos 1960, nessa época a Petrobrás, executava perfuração do poço, em vez de encontrar PETRÓLEO, ficaram as maravilhosas , águas SULFUROSAS, TERMAIS, assim originou-e o BALNEARIO . Meu pai, seu Amazonas era o Chefe da Inspetoria de Terras, atualmente no local , existe a Brigada e a Prefeitura.
Pio Neri Biavatti, estudamos juntos, no colegio Cristo Rei, tá lembrado? abraço.
Junto com colegas do curso normal vendíamos lanches para os primeiros visitantes e trabalhadores da obra como forma de juntar fundos para a conclusão do curso. Tempo maravilhoso.
Eu morava lá até no ano 1970, nos anos 60 vi á Petrobrás furar o poço, e depois de reaberto tomei muitos banhos, tempos dos chuveirinhos, estudei no colégio Sinodal, nos anos 67 a 70 fazia o ginásio , bons tempos.
Lembro perfeitamente desta época. Pois.meu tio David. Gemelli era prefeito e moravamos em Marcelino. Ramos.