Há 193 anos o Brasil tornou-se “independente” de Portugal com um fato histórico nas margens do Rio Ipiranga onde Dom Pedro I, segundo a história, gritou: “Independência ou Morte”. Com a independência declarada, o Brasil deixou de ser colônia e ganhou status de País. Passados quase dois séculos, não estaria na hora do Brasil realmente tornar-se livre? Com esta reflexão o Instituto de Educação Estadual Marcelino Ramos (IEEMAR) abriu o desfile cívico de Sete de Setembro. Com faixas e cartazes, e com o tema “Brasil Mostra Sua Cara”, os alunos do IEEMAR aproveitaram o momento de crise econômica e política que o País atravessa, para levar o público a uma reflexão mais profunda a respeito do termo independência. Apesar da história dizer que somos livres, na prática estamos amarrados em cargas tributárias devastadoras e uma onda de corrupção sem precedentes. Os alunos relacionaram quase 50 impostos que o cidadão brasileiro, “independente”, paga no dia a dia. Também foi destacado através de faixas a operação Lava-Jato que está fazendo uma verdadeira limpa, revelando atos de corrupção milionários.
Após o manifesto do IEEMAR, o desfile seguiu com as demais escolas da rede pública onde os alunos tiveram a oportunidade de abordar temas que são trabalhados no dia a dia das escolas. A última escola a desfilar foi a Rui Barbosa. O grupo de Gaioleiros de Marcelino participou do ato cívico.
O desfile foi conduzido pela Banda Marcial do Instituto de Educação Marcelino Ramos que mais uma vez deu um show de harmonia e sincronismo, mantendo a tradição viva. O público lotou as dependências do Largo da Matriz para acompanhar o desfile que é tradicional em Marcelino Ramos.
A Independência
A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes. Foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira.
MINHA MÃE MORA AI EM MARCELINO RAMOS.EU MORO PASSO FUNDO,SEMPRE QUE POSSO ACOMPANHO AS NOTICIAS DESTA CIDADE.MAS DESTA VEZ ME SURPREENDI PELO DESFILE DE 7 DE SETEMBRO DAS ESCOLAS,SHOW DE BOLA,PARABÉNS AS ESCOLAS E AOS ALUNOS PELA DEDICAÇÃO E ORGANIZAÇÃO,PARABÉNS AOS PROFESSORES E DIREÇÃO DAS ESCOLAS……LINDO DEMAIS.