Acesso ao lago, rampas, trapiches, tanques em rede e praias artificiais, são algumas das atividades possíveis de serem desenvolvidas junto ao reservatório da Usina Hidrelétrica Itá. Estas atividades devem estar autorizadas pelos órgãos competentes que podem ser FATMA, Fepam, IBAMA dentro outros, bem como pelo Consórcio Itá, visando manter um bom convívio entre a Usina, o lindeiro e o meio ambiente.
Em 2001, o Plano Diretor da Usina Hidrelétrica Itá foi implementado visando cumprir a exigência legal dos órgãos e manter as condições de concessão da usina, nele constam as regras para a utilização do reservatório e seu entorno procurando preservar o meio ambiente e possibilitar que atividades turísticas, agrárias e outras ocupações sejam possíveis em locais onde não ocorra danos ao meio ambiente e atenda as condições operacionais da usina. Portanto o objetivo do plano diretor é preservar o reservatório e seu entorno, ordenar o acesso ao lago e atender as condições operacionais da usina.
Hoje ao todo 53 atividades estão autorizadas, tanto pelos órgãos ambientais, quanto pelo Consórcio Itá, “há várias propriedades junto ao lago que estão com suas atividades regularizadas, exemplo disso é a ‘prainha de Itá’, este local foi construído com a licença dos órgãos ambientais bem como do Consórcio Itá”, salienta Reginaldo de Oliveira, Gerente Geral do Consórcio Itá. Porém, há algumas outras atividades não autorizadas que foram instaladas ou construídas de forma irregular, e prejudicaram o meio ambiente ou estão prejudicando com o passar do tempo de sua utilização.
“As regras contidas no Plano Diretor objetivam preservar o lago e seu entorno, autorizando e ordenando as atividades que não irão prejudicar o meio ambiente e as condições operacionais da usina”, comenta Reginaldo. Estas atividades junto ao lago são monitoradas por exigência da ANEEL e IBAMA através da equipe de monitoramento do Meio Ambiente da Usina.
Você que pretende realizar alguma atividade junto ao lago, deve consultar o Consórcio Itá, que buscará junto ao Plano Diretor verificar se seu pedido não prejudicará o meio ambiente. Para tanto você precisa fazer o pedido formal junto ao Consórcio Itá ou pelo telefone 0800 645 5800 e não pode apresentar nenhum tipo de irregularidade ou litígio com o Consorcio Itá.
Fonte: Assessoria de Comunicação/ Consórcio Itá