Porque a classe política está desacreditada e cada dia que passa cai ainda mais no descrédito junto a opinião pública? A resposta para esta pergunta pode ser encontrada nesta reportagem que serve de exemplo de posturas que não devem ser adotadas pelos nossos representantes, quer seja nas esferas municipal, estadual ou federal.
Depois de apenas 800 metros, inúmeras promessas, dezenas de contatos e de uma grande expectativa com a chegada de uma equipe de trabalho, a obra emergencial na rodovia entre Piratuba (SC) e Maximiliano de Almeida (RS) simplesmente parou. Os trabalhos foram suspensos no local há mais de 10 dias. O caminhão, e mais três funcionários de uma empresa terceirizada pelo DEINFRA, permaneceram no trecho por cerca de uma semana. Com equipamentos precários eles tinham como missão fechar centenas de buracos, ou milhares, numa extensão de 25 quilômetros. A obra iniciou na base da pressão feita pela Rádio Catarinense diretamente ao Governador Raimundo Colombo, que logo após receber um dossiê com fotos e vídeos, determinou a operação. Além do Governador o presidente do DEINFRA em SC, Vanderlei Agostini, também empenhou sua palavra durante entrevistas. “Ordem do governador não se questiona, se cumpre” disse ele provocando uma grande euforia na comunidade que há anos luta por melhorias no trecho.
Com empenho e dedicação total e pessoal do Supervisor Regional do DEINFRA em Joaçaba, Alceu Peruzzo, que demonstrou comprometimento com a causa, a obra finalmente foi iniciada no final de agosto. Pouco tempo depois a equipe de trabalho desapareceu após tapar buracos num trecho de apenas 800 metros no sentido do trevo de acesso a Usina ao RS. Fontes ligadas ao DEINFRA informaram que os trabalhos haviam sido suspensos em razão da rodovia não pertencer ao Estado e sim ao município.
Reunião Prefeitura, DEINFRA e Imprensa
Na tarde desta terça-feira (15) a Rádio Catarinense provocou uma reunião em Piratuba para buscar solução e tentar descobrir quem de fato é o “pai” da criança e o que pode ser feito. Participaram da reunião o prefeito Claudirlei Dorini, o vice Mauri Lenhart, o ex-prefeito Adélio Spanholi, o Supervisor Regional do DEINFRA Alceu Peruzzo, o jornalista Marcelo Santos e o Assessor de Comunicação Cristiano Mortari. Os representantes do poder executivo mostraram cópia de um decreto de 2008 quando o ex-governador Luiz Henrique assumiu a responsabilidade pela conservação e manutenção da rodovia. O Supervisor do Deinfra, Alceu Peruzzo, informou aos representantes da prefeitura que a referida rodovia não está mais incluída no Plano Rodoviário Estadual, que é uma espécie de mapa da área de responsabilidade do Governo. A última publicação do Plano foi em 2011, cerca de 4 anos após o decreto. O prefeito de Piratuba foi categórico ao afirmar que o município não tem condições de arcar com uma obra desta envergadura que exigiria investimentos milionários, passando dos R$ 10 milhões. “Se a responsabilidade for nossa mesmo e nós ter que assumir eu vou mandar patrolar, não tem como comprometer nossa economia por 4 anos” desabafou ele.
Durante a reunião foi estabelecido contato via telefone (viva-voz) com o presidente do DEINFRA em SC, Vanderlei Agostini, que confirmou que a rodovia não pertence mais ao Estado. Sabendo da complexidade da obra ele se colocou mais uma vez a disposição para encontrar uma solução conjunta, desde que o prefeito de Piratuba assuma o compromisso de defender a obra. De imediato o prefeito informou que iria agendar uma reunião com o Governador Raimundo Colombo e em comitiva vai novamente cobrar a liberação de recursos para uma revitalização do trecho.
Resumindo: A operação tapa-buracos está paralisada, os usuários vão ter que continuar enfrentando as crateras por muito tempo até que seja autorizado um projeto mais complexo de recuperação. A burocracia e a inércia do Governo do Estado diante de um grave problema, está afundando junto com os buracos a esperança do povo. Nós como imprensa usamos de todos os meios éticos e legais na tentativa de sensibilizar o Governo para a operação. Fizemos a nossa parte já o Governo, deixou mais uma vez a comunidade na mão.
Ação no Ministério Público
De acordo com o site da Rádio Piratuba/FM, diante dos novos desdobramentos, população e entidades com o apoio da imprensa e também de autoridades do município devem pedir a intervenção do Ministério Público para a resolução do descaso adotado pelo Governo do Estado. De acordo com os organizadores, um dossiê com diversas fotos já foi montado e um abaixo-assinado com cerca de 3.000 assinaturas também deve ser entregue. O ato deve acontecer na próxima sexta-feira (18) por volta das 17 horas com saída de Piratuba às 16 horas.
Vale lembrar que desde 2009, existe a promessa de que os trechos que dão acesso à Piratuba serão de fato revitalizados e/ou melhorados, porém o que se tem feito são tapa buracos ineficientes e operações que são abortadas de uma hora para outra. Só para conhecimento, o DEINFRA arrecadou somente em 2014 um total de 30 milhões de reais referente a impostos, pagos pelo cidadão.
E marcelo a politica falou mais alto mais uma vez ninguem quer responsa bilidade mas na hora de cobrar imposto e ipva eles metem a caneta viajo quaze direto por este treço vou ate camboriu sc ta perigoso as panelas sao enormes e e perigoso a acidente rodovia quase sem acostamento ja furei peneu e entortei arro quem paga os prejoisos obrigado
É uma vergonha!!! Colombo abandonou o Oeste!! Colombo é da Dilma.
Realmente fica muito difícil dar crédito a classe política depois de uma atitude deste tipo. Para mim fica explícito que o que vivemos no Brasil, e Santa Catarina infelizmente sofre com este mal devido a irresponsabilidade de seus representantes, é uma profunda crise moral, maior do que qualquer crise financeira. Não consigo encontrar outras palavras que não sejam revolta e humilhação por ter que transitar pela “rodovia” SC 135. Deveria envergonhar os gestores do dinheiro público, o fato de um cidadão sequer, ter que enfrentar tais condições para se locomover em rodovias públicas, imagina quando passam por este trecho, estudantes que buscam conhecimento em faculdades da região; quando passam pelo trecho, trabalhadores que colaboram com a manutenção dos grandes frigoríficos da região, contribuindo com uma das mais fortes atividades econômicas locais; quando por ali acessam um dos mais belos balneários do estado, o de Piratuba, boa parte dos turistas que o escolhem para passar seus momentos de descanso e lazer e é claro quando os moradores das comunidades da região precisam transitar pela rodovia para desenvolver suas atividades nas propriedades rurais, buscando na cidade os insumos necessários ou itens para manutenção de suas residências.
O Governo Estadual só percebeu que o trecho não estava sob sua responsabilidade depois de mandar máquinas e funcionários para o local?
Me parece no mínimo contraditório!
É lamentável que um governo não se importe que seu povo associe sua gestão a imagem deste trecho da rodovia.
E facil resolver so trancar na barragem surge ja o resultado onde ira os funcionarios da SADIA PERDIGAO aunos da faculdade de JOAÇABA ai aperta o sapato dos que mandan diretores da BRF da faculdade DONOS DE HOTEIS em piratuba MARCELINO RAMOS ESTES TEM INFLUENCIA JUNTO AO PODER PUBLICO . UNICA VANTAGEM QUE TEMOS AQUI EM MAXIMILINO DE ALMEIDA E QUE OS TRAFICANTES TROCARAM DE TRAJETO OU ESTAO FICANDO AI EM SC
Não defendo governo, mas depredação do Patrimônio Público também é crime. Fácil falar, mas quem pichou também está fazendo o mesmo que o tal “Colombo” e “Dilma”, mas em proporções menores.