O autor confesso do crime bárbaro que chocou a comunidade de Uruguai, no interior de Piratuba, se apresentou no presídio regional de Joaçaba na tarde deste sábado (24). Hélio de Souza Duarte, 24 anos, foi levado pelo irmão ao estabelecimento penal onde confessou aos agentes prisionais que matou o idoso Darci Ferreira da Silva, de 69 anos.
A vítima, segundo laudo do IML de Joaçaba, foi morto brutalmente com 17 facadas e golpes de tijolo na cabeça. O corpo foi encontrado na manhã do último domingo (18) no interior da residência onde morava. Hélio de Souza Duarte foi levado à delegacia de polícia de Joaçaba para os procedimentos. A polícia aguarda a expedição de um mandado de prisão para manter o réu confesso detido. Ele já teria cumprido pena em anos anteriores.
A investigação era conduzida pelo responsável pela delegacia de polícia de Piratuba, Stelmar Marcio Senger com apoio do delegado da comarca, Bruno Boaventura. A polícia já tinha o nome de Duarte como o principal suspeito e aguardava a liberação do mandado de prisão para ser cumprido. Porém, com a apresentação espontânea e a confissão, a polícia acredita que ele fique preso preventivamente. O réu é morador de Capinzal e teria sido criado pela vítima.
Darci Ferreira da Silva foi encontrado caído na cozinha do imóvel onde ele morava sozinho. Os vizinhos perceberam que ele havia desaparecido e foram até a casa onde encontraram o corpo. Ao lado do corpo um tijolo também foi localizado.
O corpo foi localizado por volta das 10h e a Polícia Militar foi acionada. A suspeita é que o idoso tenha sido executado na sexta-feira, dia 16, quando foi visto pela última vez.
O idoso morava em uma casa humilde e teria participado de uma festa no dia 16. O Instituto Médico Legal de Joaçaba confirmou que além dos golpes de tijolo, o idoso levou um total de 17 facadas, doze nas costas, três no peito, duas na cabeça e uma no braço. Ele foi sepultado em Machadinho/RS, de onde era natural.
Fonte: Rádio Atual FM