A Brigada Militar de Caxias do Sul não tem dúvidas da participação dos elementos presos na madrugada desta sexta-feira (06) nos assaltos à banco em Machadinho. Durante entrevista concedida a nossa equipe de reportagem o Tenente-Coronel Ronaldo Buss, comandante da Brigada Militar em Caxias, revelou que durante a prisão um dos elementos confessou a participação nos ataques contra o Banrisul e o Sicredi. “Questionado sobre a origem do dinheiro, das armas encontradas um deles informalmente admitiu que teria participado, mas agora cabe a Policia Civil dar os encaminhamentos caracterizando o envolvimento” explicou o comandante da Brigada.
De acordo com o Tenente-Coronel a partir da informação do assalto a Brigada ficou em alerta, pois existia uma certa suspeita de que os elementos poderiam ser da região de Caxias. Durante o dia de ontem a central de operações começou receber informações anônimas da comunidade e os suspeitos começaram ser monitorados. Numa ação do serviço de inteligência, os policiais conseguiram localizar e prender dois elementos. A operação começou por volta da meia noite e se estendeu pela madrugada. Junto com ele foram encontradas armas de grosso calibre, que possivelmente foram usados no assalto, R$ 5 mil em dinheiro e cheques e um talhão do Banrisul de propriedade de uma empresa de Machadinho.
Questionado sobre os demais autores da ação, o comandante da Brigada acredita que aos poucos eles deverão ser identificados. Um deles seria catarinense e teria conseguido fugir para Santa Catarina. “É uma questão de tempo para identificar os demais” destacou ele.
Na opinião do Tenente-coronel as quadrilhas de assaltantes estão migrando para o interior do Estado, pois estas regiões propiciam condições para que eles possam agir com mais tranquilidade sem um possível confronto com a Brigada Militar.
Ouça entrevista com o comandante:
EDITORIAL
Porque preservamos a imagem dos presos em Caxias do Sul!
Sobre a preservação das imagens das pessoas que foram presas suspeitas de envolvimento no assalto a bancos em Machadinho, o Portal de Marcelino gostaria de esclarecer:
Alguns veículos de comunicação da região e do Estado publicaram e estamparam as fotos sem nenhuma tarja. Seguindo uma linha editorial, o Portal de Marcelino respeita o artigo da Constituição Federal (CF) que trata da presunção da inocência. Ou seja, todos somos considerados inocentes até que se prove ao contrário. Para evitar uma condenação pública sumária, com a divulgação do nome/imagem, manteremos nossa posição de só levar o nome/imagem ao conhecimento da opinião pública após uma eventual condenação a partir de fatos devidamente comprovados. Poderemos ser alvo de críticas, mas a medida é preventiva e cautelosa. Um dos presos confessou, INFORMALMENTE, segundo o comandante da Brigada. Será que ele vai manter o mesmo discurso na frente do delegado? E se a polícia judiciária não conseguir provar o efetivo envolvimento? Há indícios, não certezas até o momento.
Se existem leis, entendo que elas precisam ser cumpridas! Caso contrário rasgamos a CF e salve-se quem puder! (Marcelo Santos)
Artigo 5º – Presunção da inocência
O princípio da presunção de inocência é um instituto previsto no artigo 5º, inciso LVII da Constituição Federal de 1988. Refere-se a uma garantia processual atribuída ao acusado pela prática de uma infração penal, oferecendo-lhe a prerrogativa de não ser considerado culpado por um ato delituoso até que a sentença penal condenatória transite em julgado. Esta situação, em tese, evita a aplicação errônea das sanções punitivas previstas no ordenamento jurídico. Ainda garante ao acusado um julgamento de forma justa em respeito à dignidade da pessoa humana.
Parabenizo o empenho da policia gaucha,servicos de inteligencias e investigacoes,que obtiveram exito na indentificacao,desses meliantes que afinal pelo jeito tem caratarinense tambem no meio,desse crime confome informacoes de radios e jornais,e que desejamos que esse tipo de situacao,e assustadora que alguns meses tambem ocorreu aqui na minha cidade campos novos,na agencia da caixa economica federal 9 homens fortemente armados invadiram a agencia.policias unidas em prol da nossa seguranca.