Mais um projeto digno de elogios e aplausos foi desenvolvido por professores e alunos do Instituto Estadual de Educação de Marcelino Ramos (IEEMAR). Os Postes e locais públicos, que geralmente servem de mural para cartazes dos mais variados eventos, desta vez foram transformados numa importante ferramenta para propagação da cultura.
Alunos do 9ª ano do ensino fundamental, ensino médio politécnico e curso normal, coordenados pelas professoras Lussimar, Venilde, Silda e Cleonice da área de Linguagens, saíram as ruas na manhã desta quinta-feira (03) com objetivo de levar a poesia a população marcelinense e aos nossos turistas. Poesias preparadas em salas de aula, com os mais diversos temas, foram fixadas em postes, árvores e demais locais públicos tanto na cidade como no bairro Balneário. O objetivo, além de divulgar o trabalho dos alunos, foi chamar a atenção da sociedade para a importância da leitura na formação dos cidadãos mais conscientes quantos aos seus direitos e deveres.
A população foi orientada a fazer a leitura e levar para casa as poesias para socializar com os demais membros da família. Várias pessoas tiveram acesso e foram surpreendidas pela iniciativa. Uma delas foi Sabrina Alexandre, uma moradora de Erechim que estava no hall de entrada do hospital quando os alunos chegaram. “Só sei dizer que foi lindo e emocionou a mim e a todos que estavam lá, com problemas ..sei que foram expor no pátio do hospital para as pessoas internadas” comentou ela.
A poesia, engavetada por muitos, tem uma importância fundamental para a formação crítico-reflexiva do sujeito-leitor. Ela possibilita ao homem o encontro com a cultura humanística, como espaço de revelação e reconhecimento do prazer, da fantasia e da realidade ao leitor, além de propiciar uma leitura ampla e crítica dos valores vigentes na sociedade.
Este mesmo grupo desenvolveu este ano o projeto do abraço que também teve uma grande repercussão. Abraçando ou fazendo poesias, os alunos e professores servem de exemplos. Iniciativas desta natureza contribuem em muito para tornar o mundo mais humano e consciente através deste caminho eleito pelos professores.