Esta semana aconteceu em Marcelino Ramos uma soltura experimental de Suruvis no lago da Usina Hidrelétrica Itá, atividade que faz parte do Programa Experimental de Estocagem de Peixes (repovoamento) da área de influência da UHE Itá. Com o objetivo principal de repovoar a bacia do rio Uruguai, 500 peixes foram soltos pelas mãos de crianças, policia ambiental e equipe técnica do Consórcio Itá, Tractebel Energia e da UFSC.
Todos os peixes soltos receberam uma marcação química que permitirá acompanhamento dos resultados após a soltura. “O Suruvi é uma espécie ameaçada de extinção e no lago tem o estoque reduzido. Por haver área de desova na região de Marcelino Ramos, a soltura neste local propicia que o peixe se reproduza aumentando assim a quantia desta espécie no lago” comenta o coordenador do projeto Evoy Zaniboni Filho da UFSC.
Os peixes recapturados poderão ser consumidos, porém para o acompanhamento da pesquisa os pescadores da região receberam orientação para que após capturados, um pequeno pedaço da nadadeira seja armazenado em freezer ou congelador, para que posteriormente seja recolhida pela equipe do LAPAD/UFSC. Na nadadeira consta a marcação fluorescente nas estruturas ósseas, visível somente por microscópio, isso permitirá estimar a quantidade de peixes desta espécie presente no lago.
Fonte: ASCOM
foi muitos peixes largado no lago sera que algum se salva
as piranhas agradecem,.