Em apenas seis meses de funcionamento o Parque Teixeira Soares em Marcelino Ramos recebeu quase 6 mil pessoas, uma média de quase mil pessoas por mês. Os números foram divulgados neste mês de fevereiro e mostram uma expressiva visitação principalmente em feriados e finais de semana.Ele foi inaugurado no dia 13 de agosto.
A Unidade de Conservação custou cerca de R$ 6 milhões e foi construída pelo Consórcio Itá em parceria com a prefeitura municipal. O Parque, que é uma medida compensatória da Usina Hidrelétrica Itá, conta com 423 hectares de mata nativa e oferece aos visitantes trilhas, mirantes, passarelas, auditório, restaurante e sala interativa. Ele levou três anos para ficar pronto. São 2.141m2 de área construída e seis trilhas ao longo de 7 km. O visitante, além de conhecer a Floresta Estacional Decidual da região, pode, na sala interativa, observar painéis da história do povo, datas históricas da região e conhecer os vizinhos do parque. O espaço físico foi criado especialmente para abrigar a memória e resgatar a história da região.
O Parque Teixeira Soares está situado na margem gaúcha do reservatório da UHE Ita, ligando pela faixa ciliar duas importantes unidades de conservação dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A expectativa é que esse “corredor ecológico” vai auxiliar na conservação e recuperação da fauna e flora da região.