Passada a temporada de verão a partir de agora o Balneário de Marcelino começa receber com mais frequência as excursões envolvendo grupos da chamada melhor idade. Durante o verão são turistas particulares que viajam em família ou pequenos grupos. Durante o outono, inverno e a primavera os ônibus de excursões chegam a nossa cidade transportando turistas principalmente da serra gaúcha.
Há poucos dias o vereador Sérgio Alexandri, atendendo a uma reivindicação de um empresário do ramo imobiliário do Balneário, apresentou um importante requerimento relacionado aos ônibus de turismo. Ele solicitou que o poder executivo municipal, através do setor competente providencie o mais breve possível um local específico e adequado para os motoristas descartarem os dejetos dos banheiros dos veículos. “É um investimento, não seria tão grande, pouca coisa, abrir um buraco, fazer uma drenagem para deixar um espaço para o pessoal botar
o cano lá para esvaziar os dejetos dos banheiros” explicou o vereador. Sem local apropriado, de acordo com justificativa do requerimento apresentado, os motoristas procuram por local afastado ou até mesmo na estrada para largar os dejetos, contaminando desta forma o meio ambiente.
Além de colaborar com a natureza esta pequena obra seria mais uma prestação de serviços as empresas de ônibus que transportam todos os anos milhares de turistas ao balneário de Marcelino Ramos.
O excelentíssimo vereador está batendo bem da cabeça? Sabe o que tem dentro destes banheiros de ônibus? Não é abrir um buraco e jogar o resíduo dentro. O mesmo deve ser tratado! E não é invenção isto mas sim lei. Esgoto deve ser tratado e não injetado no solo sem tratamento algum! Contrate um Engenheiro Ambiental e Sanitarista e vá pedir conselhos para ele… vai evitar inclusive fazer mau uso de dinheiro público com uma obra que contraria a lei.
Acho uma boa ideia, mas não pode ser apenas um buraco! Tem que obedecer as mesmas regras que uma residência obedece, ou seja, ponto de expurgo seguido de fossa séptica e sumidouro, construidos adequadamente e em local apropriado.
Boa iniciativa, entendi o Requerimento do Vereador Serjão e com certeza se atendido for, será construído dentro das normas vigentes.