Uma empresa de Santa Maria, contratada pela Rumo América Latina Logística (ALL), iniciou neste mês de abril trabalho de recuperação da malha ferroviária entre Marcelino Ramos (RS) e Piratuba (SC).
Uma equipe especializada em troca de Dormentes, peças de madeiras colocadas transversalmente à via férrea e sobre as quais os trilhos assentam e são fixos, iniciou o trabalho por Marcelino Ramos e seguirá sentido a Santa Catarina.
A empresa contratada é a LC Ferrovias que está com seis profissionais no trecho. No total deverão ser substituídos mais de 4 mil Dormentes que estão danificados pela ação do tempo. O trabalho deverá durar cerca de 3 meses.
Parabéns! Manutenção é tudo!
Excelente Notícia,mas só que a Sociedade exige há muito tempo,que a Empresa Concessionária Rumo/ALL, cumpra o contrato na íntegra e faça operar trens entre Porto União-SC-Marcelino Ramos-RS
Prezados,È uma boa noticia, mas infelizmente isso nem faz cocegas estão somente com quatro pessoas e 4.000 dormentes é uma gota de água no oceano.. Segundo acompanho o MPF-Ministério Público Federal está com diversos ICP-Inquéritos Civil Público acionado a ré Rumo -ALL para que de manutenção em “toda a ferrovia do contestado” pois o abandono vem desde 2010 qndo a antiga concessionária abandonou o trecho todo entre Mafra/SC – Passo Fundo/RS há inumeras fotos ARQUIVO TEMOS MILHARES DE FOTOS QUE COMPROVAM O ABANDONO ALÉM DAS RESPOSTAS BÁSICAS QUE ANTT RESPONDE AS INÚMERAS RECLAMAÇÕES que chegam á Brasilia/DF com oficios padrões etc…. Começou-se nesse trecho pois há um trem turístico(ABPF-Piratuba) rodando….Acredito que pedindo ao Juiz a prisão dos Diretores/responsáveis talvez os trabalhos de fato adiantem…. No mais é situação para boi dormir. O Governo de Sta Catarina pediu instantemente ao Presidente da Rumo-ALL Sr.Júlio Fontana que faça as reparações necessárias na linha com urgência para que se possa puxar a alta tonelagem de milho que as agroindustriais do Meio Oeste Catarinense tão necessitam para alimentar seus planteis de suínos e frangos de corte. Foi proposto a chegada desse milho pelo TPS e descarga em Lages/SC porém desta forma encarece o frete do produto pois as industrias teriam que ir buscar “via rodoviária” e levar até as suas sedes. Ressalto que descargas mas localidades de Gramado,(Videira) Herval D’ Oeste e eventualmente em Capinzal seria muito + viável porém necessita-se investir na linha e efetuar correções.. Desta forma os 2 bilhões (orçamento preliminar) lembro que o País não dispõe de recursos necessários para a obra completa hoje. de reais que seriam gastos com uma tal Ferrovia do Frango que nunca sairá do papel deveriam ser canalizados a Ferrovia do Contestado, fali citando em muito a economia regional já que o estado de Sta Catarina carece de vias férreas e sua logística e cara via rodoviária …
Em pleno século 21, por razões ambientais e responsabilidade social não deveríamos continuar insistindo na aplicação e uso de dormente de madeira.
Tecnologicamente temos espaço para o dormente de aço, concreto e polimérico e tecnicamente em função da vida útil dos mesmos e custos de aquisição são produtos viáveis economicamente.
Por exemplo: madeira tem no máximo dependendo da essência 10 anos enquanto os outros dormentes tem vida útil acima de 50 anos. A aplique as formulas de Matemática Financeira que vocês vão entender.
que boa noticia quero saber se vão reativar toda linha qui na minha cidade tem lugar que nao tem mais trilhos
Devemos fazer uma mobilização em todo o vale do rio do peixe para a reativação da ferrovia do contestado por inteira, trazer mais desenvolvimento para a região do meio oeste de SC
Tardiamente leio essa notícia mas queria deixar um comentário.porque será que Europa estados unidos Ásia e coisa e tal usam vias férias como transporte?será que todos estão errados e só o Brasil está certo abandonando a malha ferroviária ao esquecimento?