Katsuaki Takahashi é um simpático morador de Marcelino Ramos que veio do Japão para o Brasil para realizar seu sonho, de ter um “pedacinho de terra para morar” e produzir. Além do “pedacinho de chão” que conquistou, com o tempo construiu sua família, aprendeu e se adaptou aos costumes brasileiros, hoje mora no município de Marcelino Ramos e é Vizinho do Lago da Usina Hidrelétrica Itá.
Takahashi veio para o Brasil ainda em 1963 com a proposta de imigração e trabalho, durante nove anos morou no estado de São Paulo. Após visitas ao município de Marcelino Ramos decidiu vir morar e trabalhar na agricultura com o pai de sua futura esposa. “Eu não sabia nada quando vim para o Brasil, nem mesmo falar português, aprendi na marra, depois quando comecei a trabalhar com agricultura meu futuro sogro e cunhado me ensinaram a plantar” conta Katshuani. Katshuani conta que uma de suas maiores dificuldade foi acostumar com a comida brasileira, que é muito diferente da de seu país de origem. “A primeira vez que comi feijão, peguei um pé de porco, o que para mim era algo novo, e por esse motivo, não gosto de feijoada até hoje. Mas churrasco, meu Deus, esse é muito bom” conta ele.
Hoje Katshuaki é casado com Lorena, decente de Italianos, tem dois filhos e três netos, e vive de sua produção na agricultura. Depois de se mudar do Japão para o Brasil, ele nunca mais voltou para seu país, mas isso não impediu que contatasse com seus familiares no Japão, durante anos enviou cartas à família, e hoje utiliza da tecnologia para saber como estão seus parentes, através das redes sociais. Katshuaki participou da história da construção da Usina Hidrelétrica Itá, com a formação do lago boa parte da sua propriedade foi inundada e com isso receberam uma indenização que possibilitou a compra de uma nova área de terra para a agricultura.
Na propriedade são produzidos derivados da cana, como açúcar mascavo, cachaça além de doces. Hortaliças e frutas também são cultivados na propriedade, onde a cada 15 dias são levados até Marcelino Ramos para serem comercializados. A clientela sempre fiel, garante bons negócios para a família Takahashi.
O Projeto Vizinhos do Lago
O Projeto, que teve início no ano de 2007, busca estabelecer um sistema de comunicação e relacionamento com a população lindeira do reservatório da UHE Itá. Através de visitas às propriedades rurais, cria-se um contato pessoal, procurando identificar possíveis demandas que possam ser realizadas, além das visitas, também há contato via telefone, pela Linha Verde (0800 645 5800).
Hoje, cerca de 2000 propriedades são vizinhas do lago. Este número é atualizado constantemente através das visitas, bem como identificados novos moradores e o perfil da comunidade lindeira. O projeto busca desenvolver um bom convívio entre a Usina e seus vizinhos, buscando uma amizade e companheirismo, bem como o cuidado com o meio ambiente através da preservação da faixa ciliar e da utilização correta do lago.
Fonte: Andressa Reina