Depois de meses de reuniões e de muita expectativa e trabalho, a comunidade de Marcelino Ramos (RS) respira novamente o clima contagiante da JOANPEPA. A maior festa de Etnias do Alto Uruguai Gaúcho e Catarinense, que chega em sua 27ª edição, começa neste sábado (18) com um verdadeiro festival gastronômico. A comissão organizadora inovou e otimizou a programação com o Jantar da Integração envolvendo as etnias Alemã, Italiana e Polonesa. O público terá no bufê mais de 20 pratos selecionados e que estão sendo preparados por muito carinho pelos voluntários das três etnias. O ingresso do Jantar custa R$ 35,00. Antes do Jantar acontecerá a celebração religiosa a partir das 19h na Igreja Matriz. Logo em seguida a solenidade de abertura, na sequência o jantar e para fechar a noite baile com entrada gratuita com o Musical Atração.
A festa tem caráter gastronômico e cultural. Durante o mês de junho quem visitar Marcelino Ramos vai poder saborear pratos especiais da culinária Italiana, Polonesa, Alemã e a Cabocla.
Confira o cardápio deste sábado
Pirógui, strognoff, maionese, arroz branco, farofa, bife a milanesa, rondéli quatro queijos, massa piesto, massa alho e óleo, fortaglia, polenta, salada cizar, tripa grossa, chucrute, bolinho de aipim, carne de porco assada, frango assado, moranga caramelada, pão, cuca, saladas diversas e sobremesa.
Em razão de ser um jantar muito concorrido, a recomendação é para que as pessoas de municípios da região, que tenham interesse de participar, façam suas reservas pelos fones 9909-7093, 9909-7099, 8432-8682, 9981-6148.
Pontos de venda de ingressos em Marcelino Ramos:
Posto Trentin, Posto Mapik, Padaria Schneider, Secretaria Paroquial, Mercado e Açougue Belle
A origem da JOANPEPA
A festa é realizada sempre mês de junho por ocasião da festa de São João Batista, padroeiro da Paróquia. O nome foi criado como forma de homenagear os principais santos de junho que são São João, Santo Antônio, São Pedro e São Paulo. Pratos da culinária das etnias Cabocla, Italiana, Alemã e Polonesa são preparados e servidos durante jantares que são realizados ao longo do mês. Além da gastronomia, a Paróquia promove bailes e eventos culturais. Todo lucro da festa é revertido para a Paróquia.