Depois da JOANPEPA e do Café Colonial da OASE, agora chegou a vez da tradicional Festa do Colono e do Motorista da comunidade de Santa Bárbara de Marcelino Ramos. A Comissão Organizadora está intensificando os preparativos para o evento que será realizado no próximo sábado dia 23. Mais um importante evento neste diversificado roteiro de festas que são realizadas em nosso município.
Mas como surgiu esta festa? De onde veio a ideia para o evento? Buscando respostas para estas perguntas o Portal de Marcelino manteve contato com a professora Stela Bertolla que reside na comunidade e que faz parte da comissão organizadora.
A origem
De acordo com ela, há 24 anos, em uma roda de conversas, um grupo de agricultores no clube da comunidade discutiam sobre a importância de seu trabalho e a pouca valorização do mesmo e como eles mesmos poderiam encontrar uma forma de valorizar-se. Surgiu então a idéia de realizar uma festa no dia do agricultor. A mesma deveria ser realizada sempre no dia 25 de julho, mesmo que fosse em dias de semana pois assim teriam um dia de descanso e comemorariam seu dia. Surgiu aí a 1ª Festa do Agricultor. Com o passar dos anos a participação foi aumentando e as pessoas começaram a reivindicar que a mesma fosse realizada no final de semana para que as pessoas da cidade também pudessem participar. Há muitos anos ela está sendo realizada no sábado mais próximo ao dia 25 de julho. É uma festa em que se valoriza muito a celebração como ação de graças pelos frutos colhidos da terra, preparada com muito carinho e, há alguns anos também vem sendo realizada a benção das máquinas agrícolas, usadas diariamente pelos agricultores. Hoje a festa do Colono e motorista de Santa Bárbara passou a ser um evento municipal com o apoio da Prefeitura Municipal
Programação – Sábado 23/07
10 horas: Missa com cantos sertanejos.
11 horas: Bênção das máquinas agrícolas.
12 horas: Almoço com churrasco de gado, suíno, frango, lingüiça campeira, arroz, maionese de aipim, saladas diversas, pão e cuca.
Após o almoço: sorteio de brindes a todos os participantes e brindes especiais a quem levar as máquinas para abençoá-las.
14 horas: Matinê com a banda Nave Som com entrada franca.
Reservas de almoço pelos telefones: (54) 99734857 e (54) 99770355. Obs: É importante a reserva para que a comunidade possa organizar e melhor servir a todos.