O Portal de Marcelino leva seus leitores para mais uma viagem a passado. Uma foto publicada na internet neste início de semana, que é uma verdadeira relíquia, mostra a construção da ponte-ferroviária provisória em 1910. A foto é de autoria do fotógrafo José Weiss. A imagem foi feita da cabeceira de SC e mostra a ponte sendo construída. É possível identificar pelo menos dois pilares sendo erguidos que dão sustentação para a atual ponte que foi inaugurada em 1913. No fundo a encosta de Marcelino Ramos com muito mato e poucas casas.
Também é possível perceber o trabalho do grupo de pessoas utilizando técnicas artesanais para erguer os blocos de pedras, já que na época não existiam máquinas e ferramentas para o trabalho.A ponte provisória de madeira não tinha pilares e estava sustentada em amontoados de pedras já que o rio não era profundo.
A ponte provisória foi levada por uma enchente entre 1910 e 1913, em data que não conseguimos apurar com precisão. A foto pertence ao acervo de Paulo José da Costa.
Numa outro foto, anexada a esta matéria, sugerida pelo marcelinense Paulo Jost, a ponte provisória aparece de um novo ângulo de visão, com o rio cheio e com algumas pessoas em cima. A segunda foto também é da mesma época, bem como as demais que seguem abaixo. “Estas encontrei há mais de 20 anos no meio de revistas velhas e alguns livros que seriam destinados ao lixo, guardei elas com carinho” comentou o marcelinense.
Confira abaixo mais algumas fotos. O acervo pertence à família Zilli Merkle, do Paraná, e integra coleção saudoso engenheiro austríaco Paul Roch que trabalhou na construção da ferrovia.
Òtima recordação, parabéns pelas fotos.
Olá , meu avô Manuel Cortiço veio de Ponte Vedra Espanha juntamente com 6 espanhóis para a construção desta ponte. Ele motreu novo em Concórdia SC, eu tinha 6 anos e tenho ótimas lembranças dele.Já fui na Estação de Piratuba , para saber se tinham algum nome registrado, mas não achamos nada.Vou olhar com carinho as fotos, esperando encontrar algo.Obrigada pelas lembranças.Marlis Cortiço Grandi
Recordações
Parabenizo a quem postou essas Fotos Históricas.
Nos levam a felizes recordações de nossa juventude, quando passamos muitas oportunidade, quer fazendo a travessia da ponte, quer brincando no rio, debaixo dela.
Tive o prazer de garimpar fotos de Marcelino Ramos em auxilio ao Dr. Lauro F. Thomé, que gravou o primeiro livro sobre a “História de Marcelino Ramos”, mas não tivemos a felicidade de encontrar essas importantes ilustrações.
Boa noite!!!!
Gostaria de saber quem ajudou a construir a ferrovia…ponte.
Meu bisavô Félix Petkowicz morreu atropelado pelo trem na ponte férrea em 1937
Minha tetra avó era cozinheira dos arranchamentos e seu marido o Major Manoel Estevan era empreiteiro da companhia para a construção de pontes e bueiros do trecho Ponta Grossa a Marcelino Ramos, provavelmente ele foi o responsável pela construção dessa ponte provisória. Após a conclusão da ponte foi morar em Marechal Mallet PR.
Não estou conseguindo documentos que mencione o nome dele. Se por acaso alguém souber de alguma menção à seu nome ficaria muito grato se me comunicasse. Parabéns pelas lindas fotos, uma verdadeira relíquia.
Abraço
Luiz Vieira
Impressionada com as fotos maravilhosas!!!