O Portal de Marcelino teve acesso e torna público um estudo preliminar para revitalização da área localizada nas margens do lago do Rio Uruguai nas Termas de Marcelino Ramos. O projeto prevê uma série de melhorias que estão sendo sugeridas pela Termasa. Uma comissão composta por empresários associados a ASCOBOL foi criada para acompanhar os estudos que estão numa fase embrionária, mas decisiva a respeito do que será feito no local.
A proposta inicial
Pelo projeto, conforme fotos anexadas nesta reportagem, seria construída uma concha acústica atrás do prédio do shopping para realização de shows e eventos. A área seria pavimentada e transformada em estacionamento. Também está previsto um belvedere onde hoje encontra-se um pavilhão usado para churrascos.
Na outra extremidade, onde está a rampa de acesso ao lago para barcos, a intenção é implantar quadras de areia, módulos para churrasqueiras e uma espécie de ciclo via que poderia ser usada por pedestres e ciclistas. Também foi inserido no projeto um play ground. O espaço destinado a barracas (camping), pelo estudo inicial, seria extinto nas margens do lago. O único camping seria o que fica localizado acima das piscinas e que está recebendo melhorias. No local há espaço para 70 barracas. A área de camping seria uma das principais divergências do projeto, já que existem integrantes da comissão que são contra a extinção do camping nas margens do lago.
O estudo está em fase inicial. A comissão que foi formada tem por objetivo auxiliar a Termasa na definição do que será feito. Uma nova reunião acontecerá na sexta-feira desta semana.