O turismo de Marcelino Ramos e da região está recebendo um reforço literalmente peso-pesado. A prefeitura, em parceria com a Associação Amigos da Ferrovia, conseguiu junto ao DNIT em Brasília a Cessão de Direito de Uso de cinco bens ferroviários, entre eles uma imponente Locomotiva SKODA fabricada em 1949 na extinta Tchecoslováquia. O Portal de Marcelino teve acesso ao Termo de Cessão de Uso que foi assinado há poucos dias em Brasília pela diretoria de Infraestrutura Ferroviária do Ministério dos Transportes e pelo prefeito Juliano Zuanazzi de Marcelino Ramos. Além da Locomotiva, serão transferidos para o município um Sino, um Relógio de Parede, uma Mesa e um Banco de Plataforma. A concessão de uso, de acordo com o Termo assinado no dia 27 de fevereiro, é para 20 anos podendo ser renovado desde que as partes respeitem as cláusulas contratuais.
LOCOMOTIVA SKODA
A Locomotiva SKODA Santa Fé 203 que foi cedida ao município de Marcelino Ramos encontra-se atualmente no Museu Ferroviário de Tubarão em Santa Catarina. Por telefone a administradora do Museu informou ao Portal de Marcelino que a Locomotiva encontra-se em estado avançado de deterioração em razão da ação do tempo. Ela não está guardada em barracões em razão da falta de espaço e esse foi um dos motivos que levou o Governo a ceder para municípios interessados em recuperar este patrimônio. A Locomotiva impressiona pelo tamanho e foi trazida para a América pela Argentina sendo usada muito na década de 60 e 70. NO Brasil ela funcionou até o início dos anos 80 e foi abandonada em razão da chegada das novas máquinas. Ela tinha capacidade para puxar de 25 a 30 vagões, mas uma das suas dificuldades era quanto a regiões onde existiam muitas curvas, com alto risco de descarrilhar. O Museu informou que ainda este ano ela deverá ser removida do local. Em 2016 uma comitiva de Marcelino Ramos esteve em Tubarão onde tiveram acesso a máquina.
A RESTAURAÇÃO
A notícia da Cessão de Uso é uma grande conquista e deve ser muito comemorada, pois foi dado um grande passo nesta luta encabeçada pela Associação Amigos da Ferrovia com apoio da sociedade civil e da prefeitura. Mas há muita água, ou trilhos, para avançar pela frente. A remoção da LOCOMOTIVA de Tubarão para uma oficina especializada de restauro exigirá um trabalho delicado e oneroso. Estima-se que só neste transporte sejam necessários cerca de R$ 80 mil. Já a recuperação total da LOCOMOTIVA, deixando ela em condições de rodar novamente, seriam necessários cerca de R$ 2 milhões. Caso se consiga estes valores via leis de incentivo à cultura, a recuperação levaria mais dois anos. Oficinais especializadas neste serviço existem em SC, mas não se descarta trazer a máquina para alguma empresa especializada na região de Erechim.
Mas como seria usada a LOCOMOTIVA? Quais serão os próximos passos? O Portal de Marcelino entrevistou o presidente da Associação Amigos da Ferrovia, Jonas Kerber, que está liderando o movimento. Leia abaixo a entrevista.
PORTAL – Como foi o processo para conseguir está locomotiva? Foi demorado? Foi burocrático? Qual o modelo dela?
JONAS: Nos da AFFMR, quando da nossa fundação nos propúnhamos a trabalhar em dois projetos inicialmente, sendo a criação do Parque da Ferrovia no pátio da rede ferrovia em Marcelino ramos e implementação de um trem de turismo entre Marcelino ramos, viadutos e Erechim, a partir daí foram realizados protocolos de interesse entre os municípios e assim vem a necessidade de material rodante, desta forma começamos a procurar disponibilidade de locomotiva a vapor bem como de vagões. Em 2016 após muita procura conseguimos encontrar uma disponível em tubarão sc, no museu ferroviário, onde juntamente com a prefeitura municipal de MR começamos a negociação para a cedência da mesma, este processo burocrático , passou pelo parecer do museu, do IPHAN e finalmente foi concluída a cedência no mês de fevereiro de 2018, com nosso compromisso de restaura-la e colocarmos em condições de operação.PORTAL – Qual será o próximo passo?
JONAS: O próximo passa e definir o local da restauração e transferir para esta oficina, elaborar um projeto LIC, ou lei Rounet barra busca de recursos e somente após transferirmos para operar no trecho.PORTAL– Para restauração exigirá que valor?
JONAS: Aproximadamente dois milhões de reais, a serem captados via incentivo fiscal ou fundo perdido do governo,PORTAL – Onde deverá ser feito esta restauração?
JONAS: Atualmente temos a possibilidade de restaurar em santa catariana, na oficina do museu ferroviário, rio negrinho pela abpf, Santa Maria também tem uma empresa, mas estamos em negociação com alguma empresas e universidades da região do alto Uruguai para realizarmos a recuperação na região, de modo a impulsionar as atividadeS do setor ferroviário e mantermos os recursos na regiãoPORTAL– Esta restauração é um processo demorado?
JONAS: Sim é um processo lento, necessita projeto, captação de recursos e após isso ainda leva cerca de 2 anos para realizar a restauração de fato, os processos burocráticos neste sentido estão ainda no inicio, uma vez que era necessária cedência para isso.PORTAL – Quando ela locomotiva, pela sua previsão, deverá ser realidade em nossa cidade?
JONAS: Somente após restaurada, e estará a disposição do trecho e atendera todos municípios, pois se trata de um projeto regionalPORTAL– Como ela deverá ser usada?
JONAS: Deverá ser utilizada no trecho entre Marcelino Ramos, Unidade conservação, Viadutos, Gaurama e ErechimPORTAL: Qual a ideia?
JONAS: A AFFMR , esta promovendo reuniões com grupo de trabalho entre os 4 municípios e já estamos em negociação junto a RUMO, para recuperação do trecho e futura implementação do trecho, e contamos com a colaboração da RUMO.PORTAL – Mencione a importância desta máquina para o trabalho de resgate histórico que está sendo feito com o patrimônio ferroviário.
JONAS: Existem poucos exemplares disponíveis hoje, em condições de operação ou mesmo para exposição estática, a locomotiva traz resgate do patrimônio histórico ferroviário material e imaterial, além do estimular o turismo e comercio em seu entorno.PORTAL– Há previsão de se buscar vagões também?
JONAS: Sim, temos a possibilidade de vagões de passageiros, mas deverão ser restaurados também.
Que grande conquista parabéns a todos que trabalharam incansavelmente Jonas a associação que deste jeito que se busca os recursos tenho sonho de ainda ver toda esta região com a malha ferroviária calorosamente fluindo com esta Grande conquista parabéns mais uma vês e como podemos fazer para se associar nesta associar e se pode abrasso
Eu acho que já andei com esse trem, de Marcelino a Erechim.
Magnífico projeto e parabéns. Também existe a locomotiva Mikado #520 classe 2-8-2 da antiga VFRGS, atualmente abrigada no antigo Museu da Ulbra em Canoas. Foi uma locomotiva de grande importância histórica para a VFRGS, que atualmente se encontra em total estado de abandono, e pelas suas características de rodagem (classe 2-8-2) seria muito bem aproveitada nesse trecho de Marcelino Ramos a Erechim. Sugiro, ainda, que seja feito no recinto da Estação Ferroviária de Marcelino Ramos um “museu ferroviário dinâmico”, abrigando todo material ferroviário que seja possível adquirir restaurando-se convenientemente, ao mesmo tempo que as antigas linhas do pátio devam ser novamente refeitas tal como eram originalmente, inclusive, o antigo girador e depósito de locomotivas, de modo que se tenha um grande complexo ferroviário no local.
Qual é a rodagem desta locomotiva ?
Boa tarde.
Se me permitem um comentário, a expressão “recursos a fundo perdido” está caindo em desuso, em face a conotação depreciativa que parece estar jogando dinheiro fora, ou seja recurso perdido.
O correto – e mais elegante – é falar RECURSOS NÃO REEMBOLSÁVEIS.
Parabéns e bom final de semana.