Foi confirmada na manhã deste domingo o 1º caso de CORONAVÍRUS no município de Marcelino Ramos. Trata-se de uma mulher de 39 anos. Ela estava internada no hospital do município e foi transferida ontem para a Fundação Hospital Santa Teresinha em Erechim para tratamento mais especializado. Ela encontra-se com quadro estável e em recuperação. A paciente tem 39 anos e trabalha na BRF em Concórdia. A confirmação do exame foi feita pelo Laboratório Central em Porto Alegre neste domingo.Familiares e outras pessoas que tiveram contato com esta pessoa estão sendo monitoradas.Uma outra pessoa está em isolamento domiciliar aguardando resultado de exames.
Veja a nota emitida pelo município
População Marcelinense a Secretaria de Saúde informa que hoje 26 de abril tivemos a confirmação do primeiro caso de Covid19 no município, trata-se de uma mulher de 39 anos que trabalha na BRF em Concórdia, sendo que a mesma está internada na Fundação Hospítalar Santa Terezinha de Erechim em Isolamento com quadro estável. Pedimos a todas as pessoas que viajaram no mesmo ônibus para o trabalho e tiveram contato com a mesma e sua famílias fiquem em quarentena, não saiam de casa em hipótese nenhuma. Temos mais um caso em isolamento domiciliar sendo monitorado aguardando resultado. Lembramos a todos : Lave bem as mãos com água e sabão várias vezes ao dia ou use álcool em gel; cubra o nariz e boca com o cotovelo ao espirrar ou tossir; use máscaras sempre que sair de casa; evite aglomerações e mantenha o distanciamento físico de outras pessoas; se você não precisa trabalhar só saia de casa em caso de Urgência e emergência para ir ao Posto de Saúde e ao Hospital, ou na Farmácia e mercado se não tiver quem faça por você. Fique em casa. Proteja você e os outros.
O Decreto Municipal diz: “(…) XIII – disponibilizar a todos os trabalhadores, que tenham contato
com o público, e obrigar autilizar, durante o expediente de
trabalho, máscaras de tecido não tecido (TNT) ou tecido de
algodão, que deverão ser trocadas de acordo com os protocolos
estabelecidos pelas autoridades de saúde;”. Pelo que se vê por aí, a autoridade de saúde está devendo, não há uma fiscalização nesse sentido… Bom, agora com o diagnóstico do primeiro caso de coronavírus: exige-se um Decreto no sentido da obrigação de utilização de máscara em qualquer estabelecimento comercial…