O Brasil é o sétimo maior produtor do mundo de lixo eletrônico e lidera entre os países da América Latina, de acordo com um estudo realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Apenas 3% é coletado de maneira adequada, o que é preocupante, uma vez que, devido à composição química, suprimentos de informática como os cartuchos podem prejudicar o meio ambiente caso sejam descartados em lixo comum.
Em Marcelino Ramos a Secretaria Municipal do Meio Ambiente estará realizando no próximo dia 26 mais uma importante ação com objetivo de recolher lixo eletrônico. O Secretário Serginho Beal informou que será realizada uma campanha no horário das 08 às 17h na praça Padre Basso, em frente a prefeitura, onde a comunidade poderá entregar diretamente para a empresa de reciclagem. “Salientamos que se considera lixo eletrônico todo e qualquer equipamento que utiliza energia elétrica” explicou o Secretário Serginho Beal.
Também será possível entregar pilhas e baterias. O descarte de lâmpadas será possível, mas terá um custo de R$ 1,50 por unidade em razão do custo de reciclagem.