O presidente da Federação dos Meliponicultores Conservacionistas do RS, Wilmar Fank, esteve visitando o município de Marcelino Ramos no último final de semana em companhia de mais alguns integrantes da federação e criadores de abelha sem ferrão. Ele foi recebido pelo Secretário de Agricultura, Serginho Beal, pelo criador de abelhas Jander Chapuis e também pelo prefeito Vannei Mafissoni.
O presidente Wilmar Fank veio conhecer o município e trocar experiências principalmente pelo fato de Marcelino Ramos ser o primeiro município do Brasil a criar uma lei que cria regras e incentivos para a atividade. O projeto, intitulado “Jardim das Colméias, foi aprovado pela câmara de vereadores e sancionado pelo poder executivo, autoriza a criação destas espécies nativas no município, bem como seu manejo e implantação de estações polinizadoras pedagógicas em todo território municipal.
Há poucos dias uma reportagem especial que mostrou um dos maiores criadores da região, o marcelinense Jander Chapus, teve mais de 1 milhão de visualizações na internet. O vídeo foi assistido em todo Brasil, despertando o interesse de pessoas pela atividade. Jander cria em sua casa 28 espécies em 110 caixas. O Secretário de Agricultura, Serginho Beal, disse que existem muitas pessoas pedindo informações a respeito da criação de abelhas sem ferrão e por isso o município estuda a realização de cursos e palestras para se avançar com o projeto. Também deverão ser instaladas estação polinizadoras, como exemplo nas Termas de Marcelino e no Parque Natural Teixeira Soares.O presidente Vilmar Fank destacou que Marcelino Ramos é pioneiro neste projeto que pode gerar renda e algo mais para o turismo, pois estas abelhas geram inúmeros benefícios.
Fotos: Sandro Schio