Mistério no município de Alto Bela Vista. Uma onça, da espécie suçuarana, que pode atingir mais de 1 metro de comprimento e 60 centímetros de altura, pode estar sendo a responsável pelo desaparecimento de bezerros em algumas propriedades rurais. Vestígios de que o animal pode estar habitando as matas na região de Linha dos Vicente já foram encontrados por alguns agricultores, como é o caso de Élcio Becker. “Esses dias eu estava na lavoura caminhando e encontrei pegadas enormes, maiores que a minha mão” disse o agricultor ao Portal de Marcelino.
Em 2009 o fotógrafo Leandro Schnneider de Alto Bela Vista conseguiu filmar a onça. Contratado pela prefeitura para filmar uma caminhada, ele havia se distanciado do grupo para descansar. Sentado numa trilha ele percebeu que não estava sozinho. No meio de uma vegetação, há cerca de 30 metros, Leandro visualizou a cauda do animal. Sem saber do que se tratava, ele procurou ligar a filmadora e fazer o registro. “Eu comecei filmar e logo percebi que tratava-se de uma onça e se eu não filmasse ia passar por mentiroso” disse o fotografo. Pouco tempo depois de iniciar a gravação o felino despareceu no mato numa encosta do morro que fica de frente para o município de Marcelino Ramos, cerca de 5km da sede de Alto Bela Vista. A equipe do Portal de Marcelino teve acesso ao vídeo que mostra com nitidez a onça. A gravação tem cerca de 2 minutos. Assista:
Onça (Suçuarana)
É o segundo maior felídeo neotropical, menor apenas que a onça-pintada. Chega a atingir 1,08 m de comprimento, mais a cauda que é longa medindo até 0, 61 m e 63 cm de altura e a pesar até 80 kg. Seu pêlo é em geral bege-rosado, pode ser cinza, marrom ou cor-de-ferrugem. O comprimento do pêlo varia conforme o habitat – vai de curto a muito longo. Seu período de vida é de 20 anos em cativeioro. Entre os felinos é um dos melhores saltadores, podendo saltar para o chão, de alturas de até 15 metros, pode dar também saltos de até 6 metros de extensão isto facilita sua caça. Suas garras são muito longas.
vcs avisaram o ibama o mais importante é avisar o ibama ver o melhor lugar para esse animal ficar talvez leva -lá a uma reserva a um lugar melhor paras ela viver comuniquem o ibama
vcs comunicaram o ibma seria bom comunicar para ver se devem leva-lá para uma reserva um lugar melhor mais seguro com florestas mais extensas para ela viver melhor
É interessante saber das noticias de ALTO BELA VISTA E MARCELINO RAMOS
também conhecido por leão-baio
Tenho minhas dúvidas a respeito da identificação do animal. Reparem nas orelhas e no nariz. Acredito que seja mais provável tratar-se de um gato-mourisco (Herpailus/Puma yagouaroundi) ou uma Irara (Eira barbara). Mas fotografamos uma Suçuarana no município de Passos Maia, então não é improvável que se trate realmente deste animal.
olá amigo posso estar enganado já me deparei com um animal dessa espécie a poucos metros de distancia. repare quando ela gira o pescoço para o lado é grande de mais para ser um gato irara etc. agora o cara q fiz a filmagem foi corajoso de dentro de um carro porque fora ele não estava . valeu abrç.
A espécie é Puma concolor e não “suçuara”, isso é nome popular. E este animal é extremamente ameaçado de extinção, ou seja, se foi ele mesmo que foi visto, isso é uma sorte pois é o único animal (além do homem) que pode fazer o controle da espécie invasora de javali (Sus scrofa) na região, e que são hoje grandes vilões na destruição de lavouras. Se os responsáveis pela matéria tiverem interesse na divulgação desta matéria com cunho científico e conservacionista, entre em contato com o curso de Especialização em Biologia da Conservação da UPF.
“Eu acho que eu vi um gatinho!!!”
Este animal não está mais em risco de estinção, existe muitos elementos na região, planalto e meio oeste até os campos de Lages. Já existe muitos atacando galinhas nas proximidades. Muitos infelizmente já foram abatidos por agricultores…. Cada vez será mais comum encontrar este felino nas matas da região..