O Portal de Marcelino atingiu nesta quinta-feira (18) a marca extraordinária de 40.132 acessos em apenas 3 meses. Uma média mensal superior à 13 mil acessos oriundos de centenas de cidades do Brasil. Somente nos primeiros 15 dias de julho foram contabilizados 9.236 acessos oriundos de 229 cidades. Até agora já identificamos acessos em mais de 450 municípios do Brasil, o que demonstra que o Portal é um veículo de comunicação que rompe fronteiras de forma rápida e ágil. As métricas apontadas pelo Google Analytcs mostram que o maior volume de conexões é do Rio Grande do Sul seguido por Santa Catarina e o Paraná. Ao analisar o campo “visualizações de páginas”, quando o internauta já conectado ao Portal navega pelas notícias e conteúdo, o número de cliques passa dos 100 mil em 90 dias.
Entre as cidades que já acessaram o Portal, o maior volume de conexões em junho foi de Erechim/Marcelino Ramos, Passo Fundo, Chapecó, Concórdia, Porto Alegre, São Paulo, Florianópolis, Lages, Curitiba e Caxias do Sul. O Portal, que firmou parceria com veículos de comunicação da região, está se consolidando como um importante instrumento para propagação de notícias da nossa cidade através de uma mídia sem fronteiras e que pode ser acessada 24h/dia.
Conteúdo
Ao longo dos três primeiros meses produzimos inúmeros conteúdos jornalísticos nas mais diversas editorias, sempre com ênfase para pautas relacionadas ao turismo e com linguagem literária. Iniciamos nossa caminhada no mundo virtual despertando o imaginário da população com a história da Sucuri, e nos mesmo embalo navegamos pelas águas do Lago da Usina de Itá embarcados e conduzidos pelo balseiro Waldemar dos Santos. Ainda no lago, alçamos voo com uma linda gaivota branca nas Termas de Marcelino que revelou a riqueza da fauna e o clima de harmonia na convivência com pescadores. No retorno a cidade, pela avenida Beira Rio, saboreamos uma deliciosa ovelha preparada por um especialista que leva o apelido de um astro do futebol: Pelé. Também tivemos a oportunidade de contemplar, através de fotos, a florada do Ipê Amarelo com material colaborativo encaminhado à nossa redação por um turista gaúcho. Para romper o silêncio sintonizamos o programa mais antigo da Rádio Salette apresentado por Verildo Valmórbida. Quando a noite chegou nossos corações foram contaminados pelo talento de Lucianinho Show, um marcelinense que passeia com naturalidade pelo mundo da música, alegrando os turistas e a comunidade local.
Nas histórias contadas pelo Portal aprendemos com a “Rosa-Branca” como é possível viver feliz sem acumular riquezas e ainda ajudando o próximo. Recordamos com imagens o Estreito, um dos principais pontos turísticos de Marcelino que foi literalmente engolido pagando o preço do progresso. Seguimos nossa missão de informar e contar a história da nossa gente resgatando personagens ilustres como é o caso do sapateiro Alcides Bocca. Nos sentimos jovens e arteiros ao saltar da Ponte Férrea com um grupo de adolescentes que filmou a brincadeira e postou no youtube.
Entrevistamos doutores, engenheiros, professores, autoridades do Estado, mas não esquecemos nas reportagens a história da nossa gente, como foi o caso do pescador que retirou das águas uma carpa gigante, a exibindo como um verdadeiro Troféu ao lado dos filhos. Mas não ficamos apenas olhando para Marcelino. Fomos mais longe, chegando a São Paulo para desfilar com a modelo Joice Schneider, um orgulho para o povo de Marcelino. E durante todas as nossas andanças estivemos protegidos por anjos sem asas (SAMU).
Enfim, em razão de todas estas histórias, o Portal de Marcelino atingiu em apenas 3 meses uma meta que estava prevista para alcançarmos em meio ano. Fazer jornalismo em nossa cidade é uma tarefa árdua, pois exige um trabalho de “garimpagem” muito grande. Mas a dificuldade que surge é superada pelo prazer de escrever sobre a cidade onde estão nossas raízes. Nossa equipe, dentro das possibilidades, procura estar atenta aos principais acontecimentos e fatos e está disposição de todos. Surgimos como mais uma opção para quem está inserido na cultura digital e a partir de agora contamos com o apoio da comunidade para manter este projeto. Os números apresentados pelo Google Analytcs são uma prova real da importância e do poder de cobertura deste novo meio de comunicação. Compreendidos por muitos, criticados por outros, nossa caminhada prosseguirá, pois estamos seguindo um caminho com boas intenções e a serviço da comunidade marcelinense.