Cerca de 100 alunos do Instituto de Educação Estadual (IEEMAR) de Marcelino Ramos participaram esta semana da 7ª Jornadinha Nacional de Literatura em Passo Fundo. O evento faz parte da 15º Jornada Nacional de Literatura que prossegue até domingo com expectativa de reunir mais de 20 mil pessoas. Na programação uma série de painés com nomes consagrados da literatura como Eva Furnari, Ilan Brenman, Bruna Beber, Marcelino Freire, João Carrascoza, Marcelo Mirisola, André Vianco, Eduardo Spohr, Rafael Draccon e Emicida, entre outros.
O projeto sempre teve como meta sensibilizar professores para a questão da leitura e fazer com que, por meio deles, esse gosto chegasse aos alunos. A presença de muitos autores familiarizados com o universo juvenil, como a trinca da literatura fantástica – Spohr, Draccon e Vianco – justifica-se pelo tema escolhido para esta edição: Leituras Jovens do Mundo. A Jornada não se resume aos encontros dos professores e dos alunos com os escritores. Há uma série de debates paralelos, como o Seminário Internacional de Contadores de Histórias e o Encontro de Bibliotecários e Mediadores de Leitura, entre outros, que já foram realizados em outras edições, e o estreante Páginas Saborosas, misto de festival gastronômico com oficinas de alimentação saudável.
Os estudantes de Marcelino Ramos tiveram contato com autores de livros, como é o caso do vocalista da banda Engenheiros do Hawaii, Humberto Gessinger.