No final da década de 80 o município de Marcelino Ramos viveu uma verdadeira corrida pelo ouro. Movidos pelo sonho de riqueza a partir da notícia de que um grupo de trabalhadores havia encontrado uma jazida, dezenas de marcelinenses se transformaram em garimpeiros da noite para o dia. “Cidade pequena sabe como é, a notícia corre rápido” destacou o carteiro Claus Roll ao Portal de Marcelino Ramos.
Em 1987, quando trabalhadores abriam uma estrada no acesso da cidade a BR-153, fragmentos amarelos em rochas, despertaram a atenção dos operários. O local fica a menos de 2 quilômetros da cidade e hoje está abandonado, pois o asfalto tão aguardado não passou apenas de promessas. As pedras, parecidas com pedaços de carvão, com pontos amarelos, estavam no meio de rochas que foram dinamitadas. A notícia se espalhou mais rápido do que o rastilho da pólvora que foi usada para a detonação. Em pouco tempo dezenas de pessoas se aglomeravam no local em busca do Ouro. “Veio todo mundo pra cá, atrás das pedrinhas amarelas” relembrou Lauro Vitális, que mora em frente ao local.
Pedras inteiras, pesadas, foram carregadas com muito esforço e levadas para a cidade para extração dos fragmentos amarelos. A obra se transformou num grande garimpo por cerca de 20 dias. Amostras do material foram enviadas para um laboratório especializado neste tipo de análise em Porto Alegre. Cerca de 30 dias após, veio a notícia. O material encontrado não era Ouro e sim um outro tipo de minério, sem valor comercial. O sonho de ficar rico foi por água abaixo para muitas pessoas e o fato ficou registrado na história.
oi amigo eu li aqui pela primeira vez seu caso sobre o ouro encontrado na sua cidade voce ainda mostra uma pequena pepita de ouro amarelo fosco quer dizer ouro verde claro e puro que voce tem ali na foto;olha amigo com todo o respeito mais eu acho que voceis foram enganados por esse laboratorio de porto alegre rs;porque voce pode ver o analise em varios laboratorios ou comprar um aparelho bom para indentificar o ouro o que voce achou ali éra ouro com mistura de outros minérios mais é uma qualidade de minério de ouro; a pirita não é porque éla é so um minério de ferro branco e a calcopirita é so um minério de ferro com mistura de outros metais. então o que o amigo achou ali é realmente um minério de ouro bruto. assista meus vidios de agnaldo santos ai no youtube que voce ja vai descobrir tudo sobre o minério de ouro bruto e não deicha essa gente te enganar muitos deles se engana e não entende direito sobre o ouro estuda bem a internet mundial que voce ja vai ver que eu tenho razão e falo a verdade aqui nessa mensagem um abraço assinado agnaldo.
Eu naõ conheço muinto mas eu tenho ser tesa k é ouro
Agnaldo, é verdade esse bilete!