Agricultores dos municípios de Aratiba, Erechim, Getúlio Vargas e Marcelino Ramos, vão receber protetores solares na fase piloto do programa Saúde na Pele, do Governo do Estado. O programa, uma antiga reivindicação do Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e da Fetag, criado em 2010 através de uma lei do deputado Heitor Schuch, vai distribuir gratuitamente 300 mil bisnagas com fator de proteção solar 30, para cem mil trabalhadores rurais, da pesca e da aquicultura do RS. No total, são 129 municípios beneficiados, em um investimento de R$ 2 milhões da Secretaria Estadual da Saúde (SES). Cada agricultor cadastrado deverá receber uma média de três frascos do produto uma vez por ano. O cadastro, organizado pela SES, segue os seguintes critérios de preferência para o fornecimento do protetor solar: jovens entre 14 e 18 anos filhos de agricultores, pescadores ou aquicultores; adultos agricultores, pescadores ou aquicultores e a precedência do cadastro de beneficiário. Para validar o cadastro, o beneficiário deverá realizar a cada doze meses consulta médica.
O Rio Grande do Sul, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Câncer(Inca), possui a maior incidência de câncer maligno da pele no Brasil, com 6.38 novos casos de melanoma para cada 100 mil habitantes por ano. Em 2012, foram registrados 199 óbitos por este tipo de câncer no Estado. O lançamento oficial do programa ocorre no dia 24 de fevereiro, no município de Santa Cruz do Sul, com a presença do governador Tarso Genro. O programa Saúde na Pele é fruto de lei estadual nº 13.469, regulamentada em novembro de 2013, que dispõe sobre a prevenção e combate às doenças associadas à exposição solar dos referidos trabalhadores. A SES realizará ainda ações educativas sobre as medidas e os cuidados para proteção à exposição solar, bem como divulgará material ao corpo médico do SUS para auxiliar na identificação de sinais característicos de câncer da pele. O filtro solar protege a pele contra o sol, mas não deve ser usado apenas em dias ensolarados, seu uso é indicado mesmo em dias frios, nublados ou chuvosos. Deve ser aplicado diariamente não só no rosto, mas em todas as áreas expostas do corpo, como mãos e braços, por exemplo.
Fonte: Jornal Boa Vista
Em 2006, fiz uma proposição ao governo municipal para que disponibilizasse protetor solar aos servidores públicos municipais, principalmente aqueles que trabalham expostos ao sol. Infelizmente não prosperou! Quem sabe agora seria o momento de retomar esta ideia.