Alto Bela Vista é sem sombra de dúvidas uma das mais belas cidades de Santa Catarina, com potencial turístico singular, que tem poder para transformar o caminho das futuras gerações.
No entanto, para que se possa desfrutar de fato de todo esse potencial, há a necessidade de um grande investimento na parte de infraestrutura, especialmente quando falamos das atrações de acesso público que, somadas com as privadas, podem viabilizar um roteiro que resulte em lazer aos munícipes e visitantes, além de novas fontes de emprego e renda, indispensáveis para o desenvolvimento econômico sustentável.
Para tanto, um dos passos imprescindíveis é uma considerável melhora no acesso aos atrativos, incluindo a sinalização.
Na última semana, a Gerência de Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura Municipal de Alto Bela Vista realizou a instalação de novas placas de sinalização indicativa e turística, obedecendo às normas e padrões federais. As placas foram produzidas com recursos próprios do município e destacam o roteiro turístico do “Caminho Encanto das Águas”, em alusão às belezas naturais e ao potencial náutico do município.
A implantação teve início em novembro do ano passado, com a instalação de uma placa suspensa nas proximidades do Jiricódromo, também com recursos próprios. Nesta nova etapa, mais 21 placas sinalizam o roteiro, incluindo uma na BR-153, onde havia carência de sinalização que indicasse a entrada para o município, visto que somente outras cidades da região possuíam sinalização adequada no local.
As novas placas, contando com a sinalização indicativa (de cor verde) e turística (de cor marrom), foram distribuídas em diversos pontos estratégicos do roteiro turístico, facilitando ao turista a localização de pontos como a balsa, ponte férrea, Casa da Memória e Cultura, Centro de Cultura e outros.
De acordo com a secretaria, a execução do planejamento terá sequência com uma nova fase, que inclui a viabilização técnica e financeira de outras melhorias na infraestrutura pública, como acessos ao lago e atrativos como deck’s, pier’s e mirantes, porém, que dependem de disponibilidade de recursos, mão de obra e, em alguns casos, alterações no Plano Diretor do lago da Usina Hidrelétrica de Itá, que já estão sendo tratadas com o Consórcio Itá.
Dentre os pleitos da secretaria está a construção de uma estação ferroviária em Volta Grande, comunidade que foi responsável pelo desenvolvimento de toda a região e que hoje espera retorno e reconhecimento de sua inegável contribuição com a sociedade. A pedido da secretaria, o projeto básico da estação está em fase de desenvolvimento pelo engenheiro do município para posterior viabilização de recursos. As negociações com a equipe responsável pelo trem foram concluídas, restando agora o agendamento de uma reunião em Curitiba com a empresa Rumo, concessionária da ferrovia, a fim de dar andamento e formalizar uma parceria.
Hoje, o município de Alto Bela Vista serve apenas como paisagem de um passeio de trem que gera retorno financeiro e desenvolvimento a outras cidades vizinhas e espera-se que o cenário mude, havendo alternativas para a solução do problema.
De qualquer forma, os indicativos econômicos ao longo de toda a história do município clamam por atenção urgente e imperativa com o desenvolvimento econômico, setor que busca soluções para o atendimento das demandas da sociedade, uma vez que para que se assegure a disponibilização de recursos para os demais setores, como educação, saúde, assistência social e agricultura, deve haver uma considerável melhora no ingresso de receitas próprias, porque com o atual cenário do país, os municípios que são dependentes de verbas estaduais e federais estão condenados à falência, inclusive, a curto prazo.
Sendo assim, há necessidade de conscientização e envolvimento de todos os atores envolvidos neste processo, do poder público e da sociedade civil, para que a comunidade possa de maneira conjunta mudar esse panorama alarmante.
O turismo é apenas uma das alternativas para uma mudança de cenário, porém, o caminho ainda é longo e a resposta de todos os envolvidos não pode mais tardar.
Fonte: Site Alto Bela Vista