Os alunos dos 7º anos do ensino fundamental, do Instituto de Educação Estadual de Marcelino Ramos, desenvolveram pesquisas sobre os povos americanos, maias, astecas e incas durante as aulas da disciplina de história. Com auxilio da professora Kalini, eles recriaram o cotidiano dos povos, a maneira como trabalhavam, como esculpiam suas moradias, seus locais de estudos, locais sagrados. “O resultado é incrível, são maquetes, cartazes, desenhos e ate textos, perfeitos e diferentes, que mostram o esforço e empenho dos alunos em mostrar a história desses povos” destaca a professora Kalini.
Nos Maias o trabalho mostra as ruínas de um observatório astronômico cujo povo habitava territórios hoje situados no México, Belize, Guatemala, El Salvador, e Honduras, sistemas de irrigação, levando o excesso de água das regiões pantanosas para área mais secas. No estudo os alunos citam também, que eles criavam animais de pequeno porte, como porcos, cabras, carneiros, organizavam-se em cidades-estado independentes entre si, desenvolvendo estudos de astronomia, matemática, criaram um calendário solar, acreditavam em deuses e outras tanas coisas mais.
Nos astecas, o destaque é para a prática da agricultura, o sistema de irrigação; a pirâmide do sol e da lua recriada em um pedaço de isopor utilizado para fazer as duas em uma só. Os astecas se localizavam mais ou menos entre o nordeste do México e o sul dos Estados Unidos. Praticavam a agricultura em solos pantanosos, aproveitando o excesso de água.
Nos incas, as ilhamas, as plantações o desenho sobre a fortaleza de Machu Picchu, na cidade de Cuzco no Peru. Os incas ocupavam terras onde hoje se situam Peru, Bolívia, Equador, Argentina, Chile e Colômbia. a agricultura inca era feita em terraços, na terra árida esculpiam degraus onde plantavam milho, feijão, entre outros. Utilizavam animais para o transporte de mercadorias, como a Ilhama é muito utilizada até hoje.
A curiosidade sobre o stand-up, ou surfe em pé, diz que teria surgido com o povo inca, devido os pescadores usarem canoas e remarem em pé quando voltavam com os pescados. Num modo geral, a agricultura como base, as construções em lugares incríveis, a localização desses povos, as crenças, costumes, organização em sociedade, os deuses que eles acreditavam, as cerimônias religiosas, os estudos.
Os trabalhos estão expostos no hall de entrada do IEEMAR.
Fotos e texto: professora Kalini