“Marcelino Ramos, terra de lindas paisagens e de muita fartura”. Esta frase que faz parte de um verso de rodeio, criado pelo locutor César Paraná quando esteve no município no Balneário Country Fest, vai fazendo sentido cada vez mais e encontrando guarida no cotidiano e na história da nossa população. Depois de abóboras e mandiocas, com mudas que ao tudo indica foram importadas de Itú (SP), agora a estrela da super-safra do Portal de Marcelino é uma laranja.
O aposentado José Vanini Sobrinho, carinhosamente conhecido na cidade pela sua habilidade em consertar fogões (Zé do Fogão) nunca imaginou colher uma fruta pesando mais de 1 quilo. A colheita entrou pelo cano do fogão via rede mundial de computadores, saiu pela chaminé pelo facebook e a fumaça despertou o interesse da equipe de reportagem do Portal de Marcelino. Para colocar mais lenha na história do Zé do Fogão, a esposa Hilda publicou as fotos da super-laranja nas redes sociais. Nas fotos é possível visualizar o tamanho da fruta em comparação com outras irmãs, do mesmo galho. Ela pesou exatos 1 quilo e 200 gramas. A dona de casa Hilda explicou: “O doce dela tinha sabor de lima”.
Na cidade onde a Laranja ocupa um importante espaço na agricultura, mais uma vez a terra prova que é fértil e propícia tal atividade. O pé de laranja fica na propriedade do aposentado na rua Arquidabam, próximo ao IEEMAR.