Depois de mais de 10hs de serviço o caminhão betoneira, com placas de Xanxerê, que pertence a empresa Concrebal, foi removido do fundo do lago do rio Uruguai em Marcelino Ramos, mas ainda não retirado do leito do rio. O caminhão, carregado com concreto, caiu dentro do lago na tarde de segunda-feira (23) logo após embarcar na balsa para fazer a travessia. Três caminhões guinchos foram usados na operação nesta quinta-feira (26). Os trabalhos iniciaram por volta das 08hs quando dois mergulhadores do Corpo de Bombeiros chegaram ao local para amarrar os cabos na carroceria.
De acordo com o Sargento Aurélio, comandante dos Bombeiros em Piratuba, o trabalho foi cercado por dificuldades em razão principalmente da pouca visibilidade e do barro no leito do rio. Por volta das 10hs os mergulhadores conseguiram prender as alças e os cabos de aço. Posicionados na encosta catarinense, os guinchos foram cautelosamente puxando o caminhão que estava numa profundidade de quase 10 metros. Além de alguns veículos de comunicação, muitos curiosos acompanhavam o trabalho na expectativa de ver o caminhão fora da água.
Pela manhã alguns cabos que foram usados estouraram e houve reforço. No início da tarde o caminhão foi arrastado até a margem do rio, mas os três guinchos não conseguiram tirar ele complemente da água. O veículo está atolado na lama o que dificultou a remoção. Um novo guincho foi acionado e vai retomar os trabalhos nesta sexta-feira.