Chegou ao fim! Após sete etapas, terminou neste sábado, 7, o Campeonato Gaúcho de Rali de Velocidade com uma bela disputa na prova final, em Marcelino Ramos, norte do estado. Foram cinco especiais em estradas de terra, passando por pontos históricos, ao lado do Lago da Usina Hidrelétrica Itá e turísticos, como o Parque Ambiental Teixeira Soares, sendo que teve como ponto de parque de apoio, o Balneário Termas da cidade.O sol e calor também marcaram presença, levando um bom público para assistir a corrida diretamente nas especiais. Na pista, os pilotos e navegadores trabalharam para buscar a vitória, que para algumas duplas teria um peso até maior, dada a disputa por títulos.No geral, a dupla Milton Pagliosa e Eduardo Tonial venceram com o melhor tempo em 56min10, levando também o primeiro lugar no pódio na categoria RC2 (4×4). Os irmãos Juliano e Rafael Sartori, que já haviam conquistado o título por antecipação, desta vez chegaram em segundo lugar.“Para nós foi uma prova muito legal, muito bem organizada, especiais técnicas, cansativas, mas em que conseguimos fazer um bom rali, aos poucos buscamos alguma vantagem que no final nos garantiria a vitória, mas em uma disputa muito bonita com o Juliano (Sartori, concorrente na categoria). Resumindo, estamos muito felizes por este resultado”, salientou o navegador Eduardo Tonial.
Na categoria RC4, a mais forte entre os carros de tração 4×2, vitória erechinense com Carminatti/Marco Marini, no tempo de 1h03min15. A vitória assegurou à dupla também o tricampeonato do Gaúcho de Rali.“Esta foi uma prova muito difícil, conseguimos colocar em prática o que tinha de planejamento para Marcelino Ramos. Aos poucos fomos conseguindo buscar tempo, mas tivemos problemas, o carro (GM Celta) começou a falhar e definimos que o objetivo era terminar a corrida e conquistar o título, que estava ao nosso alcance. Terminamos e estamos muito felizes com este tricampeonato”, destacou Carminatti.Outra categoria que conheceu o campeão nesta etapa, foi a RC3 (4×2). Cristiano Beus e Francli Fusinatto chegaram em Marcelino Ramos com boa vantagem e nem a vitória era necessária para ser campeão. A dupla chegou na segunda posição e levou o bicampeonato estadual.
“Finalizamos mais um ano com êxito. Uma temporada que não começou bem, sabíamos que haveria um concorrência forte na categoria, mas a gente conseguiu se recuperar e evoluir ao longo do ano, chegando a este segundo título, que para mim era um sonho e hoje se realiza”, disse Beus. Na categoria RC3, a vitória ficou com Rafael Cabello/Rafael Karpinski, eles que completaram a prova em 1h04in28.
A RC5 (4×2) já tinha o campeão definido por antecipação. Erolf Schotten e Felipe Costa não conseguiram participar desta etapa, mas ficam com a taça de 2019. Mas a etapa valia muito ainda. Claudio Sarginieski/Tiago Klimaczewski que venceram (1h12min05) e saltaram na tabela de classificação para a conquista do terceiro lugar, sendo que o vice-campeonato ficou com Natan Martelli/Eduardo Bergmamin.
“Foi um rali bem difícil, tivemos problemas mecânicos logo no início, contamos um pouco com a sorte também e em nossa quarta prova conseguimos chegar a vitória”, frisou Cláudio.
Avaliação final
O vice-presidente da Federação Gaúcha de Automobilismo (FGA), Claudio Pagliosa, que também é presidente do Erechim Auto Esporte Clube, entidade organizadora da prova em Marcelino Ramos, diz que o Campeonato Gaúcho fechou de maneira positiva.
“É um privilégio ter um campeonato tão disputado e qualificado, tivemos sete etapas com boas especiais, participação da comunidade, estréia de novas duplas, buscando não somente a competição, mas a transformação das comunidades e clubes organizadores, mostrando que com esporte e turismo, podemos ter eventos com sustentabilidade. E isso só se faz com o envolvimento dos voluntários e clubes que nos ajudam a desenvolver em conjunto algo tão grandioso”, completou Cláudio.
O secretário de Turismo do RS, Ruy Irigaray (foto acima), esteve presente no evento em Marcelino Ramos, realizando inclusive a entrega da premiação, junto a prefeito da cidade, Juliano Zuanazzi, o vice-prefeito Ayr Loss e o secretário de Turismo local, Aquiles Cesari.
RESULTADO FINAL DO RALLY TERMAS DE MARCELINO RAMOS
1 – Milton Pagliosa/Eduardo Tonial – RC2 – Mitsubishi Lancer – 56min10
2 – Juliano Sartori/Rafael Sartori – RC2 – VW Polo MR – 56min24
3 – Alexandre Figueredo/Vinicius Zavierucka – RC2 – Citroen DS3 MR – 59min03
4 – Carminatti/Marco Marini – RC4 – GM Celta – 1h03min15
5 – Rafael Cabello/Rafael Karpinski – RC3 – VW Gol – 1h04min28
6 – Cristiano Beus/Francli Fusinatto – RC3 – Fiat Palio – 1h05min23
7 – Felipe Krindges/Igor Marcanti dos Santos – RC3 – Peugeot 206 – 1h08min54
8 – Claudio Sarginieski/Tiago Klimaczewski – RC5 – Fiat Palio – 1h12min05
9 – Elton Borges/Edivan Echer – RC3 – VW Gol – 1h22min29
10 – Tiago de Andrade/Mateus Perin – RC3 – Fiat Palio – 1h22min39
CLASSIFICAÇÃO DO GAÚCHO DE RALI
Categoria RC2 – 4×4
1 – Juliano Sartori/Rafael Sartori – VW Polo MR – 76p (campeão)
2 – Milton Pagliosa (piloto) – Mitsubishi Lancer – 47p
2 – Vinicius Zavierucka (navegador) – 47p
3 – Alexandre Figueredo (piloto) – Citroen DS3 MR – 47p
3 – Eduardo Tonial (navegador) – 26p (…)
Categoria RC3 – 4×2
1 – Cristiano Beus/Francli Fusinatto – Fiat Palio – 82p
2 – Rafael Cabello/Rafael Karpinski – VW Gol – 69p
3 – Felipe Krindges/Igor Marcanti dos Santos – Peugeot 207 – 41p (…)
Categoria RC4 – 4×2
1 – Carminatti/Marco Marini – GM Celta – 63p
2 – Marcos Valandro (piloto) – VW Gol – 31p
2 – Eduardo Ortolan (navegador) – 30p
3 – Sandro Suptitz (piloto) – VW Gol – 30p
3 – Luis Felipe Trentin (navegador) – 24p (…)
Categoria RC5 – 4×2
1 – Erolf Schotten/Felipe Costa – Peugeot 207 – 61p (campeão)
2 – Natan Martelli/Eduardo Bergmamin – Fiat Palio – 33p
3 – Claudio Sarginieski/Tiago Klimaczewski – Fiat Palio – 30p
FONTE: RsRally